Programa de avaliação para diagnosticar o processo Ensino/Aprendizagem das escolas da Rede Estadual de Educação Básica, sendo, portanto, uma das ações que integram o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Rio de Janeiro (SAERJ), o SAERJINHO é uma avaliação utilizada para compreender o processo da aprendizagem no momento em que ela ocorre. Trata-se de uma ferramenta importante para o professor, pois seus relatórios fornecem informações sobre a evolução dos alunos, a produtividade das atividades curriculares e a qualidade do trabalho escolar.

As disciplinas avaliadas no SAERJINHO obedecem aos seguintes critérios: 5º e 9º ano do Ensino Fundamental – Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia; Fases equivalentes da EJA e Projeto Autonomia – Língua Portuguesa e Matemática; 1º, 2º e 3ª série do Ensino Médio Regular/Integrado – Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Química, Física e Biologia; fases equivalentes da EJA, NOVA EJA, Projeto Autonomia e Curso Normal – Língua Portuguesa e Matemática.

Com a adoção do SAERJINHO, acontece um acompanhamento de todo processo através das avaliações bimestrais, obtendo uma resposta rápida que possa propiciar intervenções tanto de reforço na aprendizagem como de capacitação dos docentes. Trocando em miúdos, o SAERJINHO serve para a correção de rumos, pois são provas que medem habilidades e competências, o raciocínio lógico de um aluno e a interpretação de textos.

Para a satisfação dos profissionais de educação e da Administração Municipal macuquense, uma ótima notícia foi dada recentemente pelo superintendente da SEEDUC (Secretaria de Estado de Educação), Cléber Luciano, que em reunião com diretores de escolas e orientadores pedagógicos teceu inúmeros elogios ao que ele se referiu como excelente trabalho educacional realizado pela Rede Municipal de Ensino de Macuco. Segundo ele, os educandários locais obtiveram, nos dois primeiros bimestres letivos de 2015, 75% de acerto nas avaliações externas aplicadas pela entidade do Governo Estadual. "As escolas municipais de Macuco estão de parabéns, pois estarão colocando nos educandários estaduais alunos de ótimo nível. Isso deve ser comemorado, pois é uma grande vitória", declarou.

 Entusiasmada com a notícia, a secretária de Educação, Kellen Lengruber, relatou se tratar de uma ação conjunta que une esforços de toda a cadeia de profissionais do segmento. "É um conjunto de fatores que comprova a responsabilidade, o amor e o comprometimento de quem educa pensando no futuro do ser humano. Parabéns a todos que estão diretamente envolvidos com essa conquista", disse Kellen.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco