Debates buscam fortalecer o compromisso com a juventude regional
A sexta-feira, dia 14, marcou um debate progressista e promissor na Fazenda Sossego, em Cantagalo, com a realização do III Encontro de Secretários de Educação e Gestores da Educação Empreendedora da Região Serrana, reunindo educadores entusiastas da preparação dos jovens para os desafios futuros. A missão foi estimular o empreendedorismo através de uma salutar troca de conhecimentos e experiências ratificando o impacto positivo da educação empreendedora na formação dos alunos.
Secretária de Educação de Macuco (quarta da esquerda para a direita) entre profissionais educacionais da cidade e representantes do SEBRAE
Tendo o conteúdo notadamente preparado para fomentar o desenvolvimento sustentável e a transformação social – seguindo os preceitos da educação empreendedora, cujos avanços têm se dado a olhos vistos e vêm ao encontro da capacitação dos estudantes, para que sejam atores principais nesses tempos tão desafiadores – o encontro esbanjou inventividade e dinamismo, apostando que a educação empreendedora é a mola propulsora dos jovens para mudar seu futuro.
Representando Macuco, a secretária de Educação deixou o encontro bastante empolgada com tudo que foi debatido, porque, segundo ela, ficou evidente a determinação dos agentes em incrementar a educação de suas localidades com ações voltadas ao empreendedorismo. “Estar aqui é um privilégio e também um desafio, pois marca nosso compromisso em fortalecer ainda mais a educação macuquense com iniciativas que impulsionem o empreendedorismo”, afirmou Claudia Vogas.
Cada gestor aproveitou a oportunidade de acolher conhecimentos e experiências bem-sucedidas dos municípios vizinhos
Por fim, o III Encontro de Secretários de Educação e Gestores da Educação Empreendedora da Região Serrana – acompanhado por técnicos do SEBRAE/RJ – reforçou a importância da educação empreendedora como pilar fundamental de preparação dos jovens para um mundo em constante transformação. “Vimos que, incentivando as habilidades empreendedoras desde cedo, é possível construir uma sociedade mais próspera e engajada na busca por soluções inovadoras e sustentáveis”, concluiu a secretária macuquense.
Texto: Ricardo Vieira
Fotos: Secretaria de Educação