Gestão Municipal instala portões eletrônicos nos quatro educandários

A prefeita Michelle Bianchini se mantém atenta e comprometida com a garantia da qualidade da segurança para a comunidade escolar macuquense. Durante o período de recesso colegial, a Prefeitura de Macuco, por meio da Secretaria de Educação, empenhou-se em aumentar a segurança nas escolas municipais. A ação consistiu na instalação de portões eletrônicos nas quatro unidades escolares do município: CIEP Municipalizado Honório Peçanha, na Reta; Creche Zilda Ribeiro Bianchini, no centro; David Coelho dos Santos, na Barreira; e Sylvia Bath Rosas, na Volta do Umbigo.

Mais segurança também na Creche Zilda Ribeiro Bianchini, onde portões eletrônicos e câmeras foram instalados

A principal finalidade desse trabalho é ampliar a proteção dos alunos e funcionários, pois agora, para acessar o espaço escolar, é necessário passar por um procedimento de identificação. Assim, quando uma pessoa chega à escola, precisa utilizar o interfone, informando o motivo da visita, e somente após a identificação apropriada é que os portões serão abertos. “Essa medida visa prevenir o acesso de pessoas não autorizadas às instalações educacionais, aumentando a tranquilidade e a eficiência na gestão da segurança”, explica a secretária Claudia Vogas.

Prefeita, secretários de Governo e Educação e coordenador do Fundo Municipal de Educação acompanhando a instalação no CIEP

Além da instalação dos portões eletrônicos, a Secretaria de Educação também apresentou novas melhorias no sistema de monitoramento das escolas. Embora todas as unidades já possuíssem um eficaz sistema de monitoramento com as câmeras instaladas e funcionando adequadamente, o CIEP Honório Peçanha, por ser uma escola de grande porte, apresentava defasagem no número de câmeras. Como solução, foram instaladas mais 24 câmeras, abrangendo áreas como estacionamento, piscina, quadra e pátio, proporcionando cobertura abrangente e abordando os principais pontos vulneráveis.

O educandário David Coelho dos Santos também recebeu novas câmeras de monitoramento visando melhorar a segurança

Outra preocupação específica levou à adoção de medida adicional de segurança na Creche Zilda Ribeiro Bianchini. Embora não houvesse nenhum risco iminente, a gestão educacional optou pela construção de um muro de proteção ao redor da área. Dessa forma, em situações de emergência, a escola estará ainda mais bem preparada para garantir a saída em segurança das pequeninas crianças que frequentam diariamente o educandário. A decisão evidencia compromisso com o bem-estar das crianças e tranquilidade dos pais e responsáveis.

Outra escola contemplada com o portão eletrônico foi a Sylvia Bath Rosas, localizada no bairro Volta do Umbigo

“Estamos criando um ambiente seguro e propício para nos preocuparmos exclusivamente com educação de qualidade. Os portões eletrônicos e o monitoramento são passos relevantes para proteger estudantes, equipe de profissionais e fortalecer os laços de confiança entre a comunidade escolar e o Poder Público. Investir na segurança das escolas é essencial para que todos que a frequentam estejam seguros e motivados a desenvolver todo o potencial educacional”, acredita Michelle Bianchini.

Secretário de Governo e Gestão de Macuco, João Vitor Pontes conversou com o técnico durante a instalação de câmera no CIEP

Câmera de monitoramento localizada na parte frontal do CIEP Honório Peçanha, no bairro da Reta

O pátio do CIEP da Reta também será monitorado após a instalação das novas câmeras no mencionado educandário

Representante da empresa ajeitando os últimos detalhes para o funcionamento da câmera na Escola David Coelho