Uma das tradições que os profissionais que atuam no segmento educacional em Macuco fazem questão de preservar é o respeito ao civismo. O município tem se notabilizado nos últimos anos por apresentar desfiles cívicos emocionantes, como ocorreu recentemente durante as comemorações pela semana do padroeiro, São João Batista, ocasião em que milhares de pessoas foram às ruas do centro acompanhar a passagem das escolas das três redes de ensino e demais entidades da cidade.

Preservando a história, na última segunda-feira as atenções se voltaram às comemorações de 7 de Setembro. A Secretaria de Educação de Macuco novamente organizou um desfile cívico marcado pelo patriotismo e respeito à data que relembra um dos fatos históricos mais importantes do país, o Dia da Independência do Brasil, que culminou com o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Em 1822, ao viajar de Santos para São Paulo, D. Pedro I recebeu uma carta da Coroa Portuguesa exigindo seu retorno imediato a Portugal e anulando a Constituinte. Diante de tal situação, o imperador deu o famoso grito às margens do riacho Ipiranga: "Independência ou Morte!".

Em Macuco, o desfile contou com a abertura da Guarda Mirim e do Pelotão de Bandeiras, contendo os pavilhões nacional, estadual e municipal, além de estandartes das instituições educacionais locais. Desfilaram alunos, professores, diretores e pessoal de apoio das escolas David Coelho dos Santos, Sylvia Bittencourt Bath Rosas, CIEP Municipalizado 473 Honório Peçanha, Instituto Educacional Laura Montechiari, Creche Municipal Zilda Ribeiro Bianchini e Colégio Estadual José Carlos Boaretto. A marcação do passo ficou por conta da Banda Marcial do Colégio Estadual Farmacêutico Rodolfo Albino. Para encerrar a solenidade patriótica, aconteceu a execução dos hinos Nacional Brasileiro, do Município de Macuco e da Independência.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco