Movimento fortalece compromisso com a qualidade da educação

“Uma quinta-feira absolutamente proveitosa para a educação macuquense e de toda a Região Serrana”. Assim a secretária de Educação de Macuco, professora Claudia Vogas, definiu a participação da equipe pedagógica da cidade numa reunião considerada por ela de relevância ímpar no contexto socioeducacional. O Auditório da Oi, em Nova Friburgo, foi palco do Encontro de Secretários Regionais de Educação, reunindo lideranças dos municípios serranos e também coordenadores de polos educacionais.

Secretária Claudia Vogas novamente estava acompanhada de sua assessora pedagógica, a também professora Silvania Biscacio

O foco dos debates recaiu sobre o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), com os palestrantes abordando o tema com a clareza e a incisividade que ele merece. O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre estado e municípios na realização dessas avaliações e incentivar os estudantes a participarem ativamente desse processo. Isso contribuirá para um abastecimento mais eficaz e robusto de dados para o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), criado pelo Governo Federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas.

A secretária Claudia Vogas explicou que o SAEB consiste na aplicação de provas a cada dois anos, abrangendo estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, com o propósito de fornecer informações cruciais para o diagnóstico da educação básica. “O SAEB é composto basicamente pela Prova Brasil, que avalia o desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática, além de coletar informações socioeconômicas e demográficas, e pela Avaliação Nacional da Alfabetização, que visa avaliar a alfabetização de crianças do 3º Ano do Ensino Fundamental”, relatou.

Além da secretária macuquense – acompanhada de Silvania Biscacio, da equipe pedagógica e responsável pelas avaliações externas no município –, estiveram presentes o diretor Regional Pedagógico, Joselito Cumial; a superintendente da Avaliação e Acompanhamento do Desenvolvimento Escolar, Rosana Mendes; o superintendente em Gestão das Regionais Pedagógicas, Wesley Mendes; e a coordenadora Estadual do Ensino Fundamental e Articuladora do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Rita de Cássia Manhães. “Privilégio conviver com personagens que escrevem diariamente a história da educação fluminense”, concluiu a professora Claudia Vogas.