Professores macuquenses assistem à emocionante peça ‘A Lista’

Professores fluminenses foram homenageados de forma especial nesta semana em comemoração ao Dia do Professor, celebrado no último domingo, 15 de outubro. Reconhecendo a importância desses educadores, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, sob a liderança da secretária Danielle Barros, promoveu uma iniciativa louvável na segunda-feira, 16 de outubro. Cerca de 2,3 mil professores foram convidados a assistir à peça teatral ‘A Lista’, no Teatro Municipal.

Secretárias de Educação do interior fluminense participante das homenagens, tendo ao centro as titulares de Macuco e Cordeiro, Claudia Vogas e Alessandra Salgado

A produção aborda a história da jovem que auxilia os vizinhos durante a pandemia, realizando compras para quem estava em isolamento. Porém, mesmo com a ação humanitária, ela enfrenta desafios ao esquecer alguns itens e entrar em conflito com Laurita, uma senhora resmungona e mal agradecida. A peça, estrelada por Lilia Cabral e sua filha na vida real, Giulia Bertolli, oferece reflexões sobre o choque de gerações e indiferença, com atuações excepcionais dando vida ao roteiro de Guilherme Piva.

As diretoras de Turismo e Cultura de Macuco, Deginar Boquimpani e Micaelle Mattos, tendo entre elas o secretário de Turismo de Carmo, Paulo Cesar Perrut

O evento contou com a presença de representantes do município de Macuco, incluindo a secretária de Educação, professora Claudia Vogas; as diretoras dos departamentos de Cultura e Turismo, Micaelle Mattos e Deginar Boquimpani; as integrantes do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, Silvania Biscacio e Marcelle Vollu; a professora Mirian Vanelli; e as diretoras adjuntas da Creche Zilda Bianchini, Guanaíra Vianna, e da Escola David Coelho dos Santos, Renata Menezes.

Quem também prestigiou o evento e as professoras macuquenses foi o deputado federal Áureo Ribeiro, colaborador pontual da prefeita Michelle Bianchini

“O gesto celebra quem dedica sua vida à educação, moldando o futuro da sociedade e capacitando as gerações futuras. Todos deveriam celebrar efusivamente e render reverências àqueles que se doam integralmente de forma abnegada pelas conquistas de seus semelhantes. Afinal, essa é a mãe de todas as profissões e, trocando em miúdos, ninguém avança de maneira pessoal ou profissional senão pelas mãos do professor. E a peça exibe a importância dessa empatia e entendimento entre gerações e destaca a valiosa contribuição dos educadores num mundo em constante transformação”, definiu a secretária macuquense Claudia Vogas.

As professoras Guanaíra Viana, Renata Moreira, Marcelle Vollu e Silvania Biscacio também estiveram no Teatro Municipal do Rio de Janeiro

Mãe e filha na vida real, em cena Lilia Cabral e Giulia Bertolli deram um show de interpretação que ofereceu ótimas reflexões aos expectadores

Depois da encenação, ambas as atrizes foram literalmente ovacionadas pelo público, confirmando o excelente desempenho durante a interpretação