Secretária de Educação Claudia Vogas fez questão de expor à palestrante Kamilla Grativol o intuito do aprendizado ofertado aos macuquenses

Nem o fim de semana tirou dos profissionais macuquenses a vontade de adquirir novos aprendizados e aplicá-los em favor da população. No sábado, dia 21, houve duas capacitações relevantes no CIEP Municipalizado Honório Peçanha. Na primeira delas, atendendo solicitação de Igor Temperini, diretor do Departamento de Transportes da Secretaria de Educação, as questões abordadas deixaram clara a preocupação da instituição em garantir um nível maior de segurança para alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista), com as palestras direcionadas a motoristas e monitoras.

Psicopedagoga clínica e institucional, Kamilla Grativol fez um excelente trabalho junto aos motoristas e monitoras falando sobre a segurança dos alunos

Psicopedagoga clínica e institucional, mestre em diversidade e inclusão e doutoranda do programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão da UFF (Universidade Federal Fluminense), Kamilla Grativol fez um excelente trabalho depois de se surpreender com a natureza do convite. “Aceitei prontamente o desafio porque foi a primeira vez que um município solicitou esse tipo de capacitação. Conseguimos trocar ótimas experiências”, relatou com surpresa a professora.

Os participantes da reunião acompanharam as informações e a intenção é aplicá-las em favor dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista

Outro trabalho bem aproveitado, dessa feita pelos professores municipais, que expuseram total interesse pelo tema, tratou das ‘Dimensões do Processo de Aprendizagem: Abordagem pelas Vias da Consciência Fonológica’. O intuito foi fazer uma viagem de conhecimentos pelos pressupostos de teóricos de Emília Ferreiro e da consciência fonológica para uma prática inclusiva em sala de aula, o que promete garantir o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos estudantes locais.

Depois do encontro realizada numa das salas de aula do CIEP Honório Peçanha, os participantes foram fotografados com a palestrante e a secretária

O encontro teve palestra teórica, mostra de material sugestivo de atividades e permitiu um debate sobre estratégias e recursos da inclusão ofertada a estudantes com autismo, TOD, TDAH, dislexia, discalculia e dificuldades de aprendizagem. Nesse caso específico, as palestras foram ministradas por Magali Rodrigues, psicopedagoga clínica e institucional e coordenadora do Setor de Psicopedagogia Institucional da Secretaria de Educação de Nova Friburgo, e por Leiriane Sanches, neuropsicopedagoga e mestranda em diversidade e inclusão pela UFF. “Dia de muito compartilhamento que abriu nossos horizontes pessoais e profissionais”, garante a secretária de Educação Claudia Vogas.

Juntamente com a psicopedagoga do CAEEM, Sheila Penavilla, secretária Claudia Vogas recepcionou as palestrantes Leiriane Sanches e Magali Rodrigues

Os professores deixaram a folga do sábado para se encontrar com novos conhecimentos e enriquecer seus currículos

As duas palestrantes utilizaram palavras bastante esclarecedoras a respeito dos temas propostos

Professores acompanhando a apresentação das palestrantes, feita pela secretária Claudia Vogas e psicopedagoga Sheila Penavilla