Parceria com a Saúde promove treinamento abrangente para educadores

Sábado continua sendo dia de aprendizado em Macuco, o que se ratifica pela ação realizada em 9 de dezembro, no Auditório Francisco Dornelles, no Macuco Rural Park, que promete ser crucial para a segurança nas escolas do município. Numa parceria entre as secretarias de Educação e Saúde, foi realizada uma capacitação abrangente contra acidentes em ambientes escolares, reunindo profissionais essenciais para o cotidiano escolar, como motoristas, merendeiras, pessoal de apoio e, claro, professores.

Didático e muita explicativo, Rondinelli Baraldi mostrou na prática como devem ocorrer os atendimentos emergenciais

Durante a capacitação, foram abordados temas fundamentais para lidar com situações de emergência, incluindo engasgo, crise convulsiva, choques, traumas e queimaduras. O foco estava nas maneiras corretas de proceder para garantir que um possível socorro seja eficiente e adequado. A participação ativa dos funcionários da Secretaria de Educação, do CAEEM (Centro de Atendimento Educacional Especializado de Macuco) e das escolas municipais destacou a importância coletiva dessa iniciativa para o bem-estar de toda a comunidade escolar.

Manobra de Heimlich também foi utilizada para demonstrar como agir em caso de extrema necessidade

Marcaram presença as equipes das escolas David Coelho dos Santos, da Barreira; Sylvia Bittencourt Bath Rosas, que fica no bairro Volta do Umbigo; CIEP Municipalizado Honório Peçanha, localizado na Reta; e Creche Zilda Ribeiro Bianchini, do centro da cidade. “Essa iniciativa visa à promoção sempre constante de um ambiente seguro e preparado para lidar com eventualidades, fortalecendo a rede de cuidados e proteção nas instituições de ensino de Macuco”, definiu a secretária Claudia Vogas.

Um boneco bem similar a um bebê também foi utilizado durante as simulações feitas pelo enfermeiro

A palestra, conduzida pelo enfermeiro e responsável técnico de enfermagem Rondinele Baraldi, foi o ponto alto do evento, já que o profissional foi didático e bastante explicativo. Ao final, a secretária de Educação fez questão de agradecer à secretária de Saúde, Ana Paula Gonçalves, dizendo que o apoio dela foi essencial para a realização bem-sucedida da capacitação.

Profissional especializado e experiente do setor, Rondinelli Baraldi foi muito atencioso com todos os cursistas

Secretária de Educação e sua equipe pedagógica com o profissional de enfermagem que ministrou as palestras

Auditório Francisco Dornelles, no Macuco Rural Park, recebeu a comunidade escolar para acompanhar os ensinamentos

Atentos, os profissionais de educação acompanharam cada passo mostrado pelo profissional de enfermagem