Município participa de Encontro Técnico na UFF/Niterói

Mais um ‘gol de placa’ da Secretaria de Educação de Macuco. No dia 04 de abril, quinta-feira, o auditório Paulo Freire, na Universidade Federal Fluminense (UFF/Niterói), foi palco do Primeiro Encontro Técnico do Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares do Rio de Janeiro. O evento destacou diversos temas cruciais para a gestão democrática das escolas, reunindo representantes de diversos municípios, incluindo Macuco, que se mostrou integrado às questões estaduais inerentes ao tema.

Secretária de Educação de Macuco, Claudia Vogas (de azul ao centro) foi uma das figuras marcantes a participar do encontro em Niterói

Entre os pontos abordados, o destaque ficou para o Fórum Estadual de Gestão Democrática, a Oficina de Estudo da Lei 14.644/23, a Reorganização dos Conselhos Escolares e Organização dos Fóruns de Conselhos Escolares, além do Curso de Formação para Articuladores Estaduais e Municipais de Fortalecimento dos Conselhos Escolares.

Representando Macuco, a secretária de Educação Claudia Vogas, acompanhada da professora Silvania Biscácio, salientou a importância do curso, que utilizará tanto a plataforma do AVAMEC na modalidade remota quanto aulas presenciais promovidas pelo GAFCE/RJ. O objetivo é discutir teoria e práticas para fortalecer e promover os conselhos escolares no Estado do Rio de Janeiro.

Encontro foi realizado na UFF/Niterói e recebeu dirigentes educacionais de todas as regiões fluminenses

A ementa do curso abrange temas essenciais, divididos em módulos: ‘As Funções do Conselho Escolar’, ‘Constituição, Organização e Funcionamento dos Conselhos Escolares’, ‘A Importância da Participação da Comunidade Interna e dos Familiares no Conselho Escolar’, ‘Conselho Escolar e a Gestão Democrática da Educação: Convivência e Aprendizagem na Escola’, e ‘A Constituição dos Conselhos Escolares e sua Organização em Fóruns’ (ainda em elaboração).

Momento da participação da professora Claudia Vogas, que trocou experiências com as colegas que representam outros municípios

“Podemos apontar essa iniciativa como um marco da articulação e fortalecimento dos conselhos escolares no estado, mostrando o compromisso com uma gestão democrática e participativa na educação pública. Enquanto dirigentes educacionais, crescemos muito com essas perspectivas”, garantiu a professora Claudia Vogas.