Evento é aberto ao público e se destaca como celebração sociocultural

Provavelmente você já tenha tomado conhecimento, mas ajude a espalhar a informação para aqueles que ainda não sabem da grande novidade. Conhecido no país inteiro pela força de seu setor agropecuário, especialmente em relação à sua peculiar produção leiteira, o que lhe conferiu a insígnia de ‘Capital Estadual do Leite’, esta semana Macuco se transformará na verdadeira ‘Terra da Literatura’ no interior fluminense.

PROGRAMAÇÃO DO PERÍODO DA TARDE NO DIA 16 DE MAIO

Num evento capitaneado pela Gestão Municipal – desenvolvido pela Secretaria de Educação e com apoio de todos os demais setores municipais –, totalmente gratuito e aberto ao público de todas as idades, a ser realizado no centro da cidade, nos dias 16 e 17 de maio, de 8h às 17h, o município vai abrigar a FLIMAC/2024 (Feira Literária de Macuco), que nessa versão irá abordar a temática ‘Confabulando’, para tratar das mais belas e criativas fábulas já idealizadas por grandes pensadores.

ATRAÇÕES MATINAIS DO SEGUNDO DIA DA FEIRA, 17 DE MAIO

Dentre as novidades da programação, destaque para as tendas distribuídas no espaço do evento, atrações gastronômicas, apresentações artísticas e culturais dos estudantes envolvidos, incluindo a abordagem das fábulas com o dinossauro ‘Saber Leitor’, o Teatro do Tio Zica, com a encenação da peça ‘Dona Baratinha’, performance do palhaço Tatá, presença da artista Belinha e Sua Malinha, exposição dos trabalhos escolares dos educandários e oficinas literárias para a garotada.

PROGRAMAÇÃO VESPERTINA NA PARTE FINAL DA FEIRA/2024

Durante a abertura, na quinta-feira, às 8h, acontece o Desfile Cívico das Delegações, com a participação de duas bandas marciais, das escolas das redes Municipal e Estadual e Guarda Mirim Municipal. Além disso, haverá apresentação do Coral da Terceira Idade Flor de Ipê, bate-papo interativo com o escritor e poeta Lefferr e presença de jovens estudantes de municípios vizinhos, entre os quais Cantagalo, Cordeiro, São Sebastião do Alto e Trajano de Moraes.

A FLIMAC/2024 também incorporará uma ação especial à sua programação, com a inclusão da Caminhada ‘Faça Bonito’, organizada e desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Esta iniciativa visa proteger crianças e adolescentes em consonância com o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual, marcando uma relevante colaboração com as causas sociais. Essa passeata ocorre na manhã de sexta-feira, dia 17, com um grande cortejo pelas ruas da cidade.

“Este encontro literário é algo bastante aguardado e promete transformar Macuco em um centro efervescente de criatividade e conhecimento, fortalecendo os laços comunitários e destacando o papel essencial da literatura na vida e na cultura das pessoas de nosso município e de toda a região circunvizinha”, aposta a secretária de Educação, professora Claudia Vogas.

Arte: Secretaria de Educação