Transformando óleo de cozinha em produtos de limpeza com o EJA  

A manutenção da parceria entre as secretarias de Educação e Meio Ambiente de Macuco demonstra que a educação ambiental está cada vez mais presente no cotidiano escolar, contribuindo para uma sociedade mais sustentável. Na noite de quinta-feira, 27 de junho, uma aula empreendedora e dinâmica foi apresentada aos integrantes da turma do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) do CIEP Municipalizado Honório Peçanha.

Interatividade e sustentabilidade estiveram em ação no encontro entre estudantes e professores, reforçando o aprendizado e o reaproveitamento do óleo de cozinha, que anteriormente era descartado de maneira inadequada, prejudicando o meio ambiente. Durante a aula, a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Leila Brito, demonstrou como transformar o óleo usado em detergente, sabão em pasta e em barra.

Falando em educação prática e sustentável, uma das entusiastas desse aprendizado é a secretária de Educação, professora Claudia Vogas, que elogiou o trabalho educativo. “Através dessa aula prática oferecida em parceria com o Meio Ambiente, nossos alunos obtiveram um exemplo vivo, rápido e sustentável de empreender respeitando a natureza”, relatou Vogas, acrescentando que a iniciativa destaca a importância da educação ambiental prática e sua capacidade de promover atitudes sustentáveis entre os estudantes.

Texto: Ricardo Vieira

Fotos: Divulgação