Um jeito bastante original, extremamente interativo e muito didático para se comemorar o Dia da Independência do Brasil tomou conta das escolas da Rede Municipal de Ensino em Macuco. Por iniciativa da equipe da Secretaria de Educação, comandada pela professora Kellen Lengruber, os educandários locais deram vazão à imaginação das crianças e jovens com atividades lúdicas e educativas.

Cada uma à sua maneira, as escolas municipais Professor David Coelho dos Santos, no bairro da Barreira; Professora Sylvia Gonçalves Bittencourt Bath Rosas, na Volta do Umbigo; CIEP Municipalizado Honório Peçanha, na Reta; e Creche Municipal Zilda Ribeiro Bianchini, no Centro, reuniram seus alunos para recordar o momento em que o então príncipe D. Pedro, em viagem de Santos para São Paulo, nas proximidades do riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou: "Independência ou Morte!", fato ocorrido no dia 7 de setembro de 1822, e que marcou a Independência do Brasil.

Com uma programação bem diversificada, cuja dedicação e profissionalismo dos diretores, professores e pessoal de apoio foi essencial, os educandários fizeram com que os estudantes pensassem a respeito da história do país e buscassem valorizar ainda mais o lado patriótico, de cidadania e civismo, relembrando uma das características do município, que todos os anos, na Festa do Padroeiro, São João Batista, realiza um desfile cívico temático de grandes proporções e muito elogiado pela população.

Na Escola Bath Rosas as homenagens incluíram palestras, confecções de trabalhos escolares a respeito do tema, apresentação de dança e hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal. No CIEP Honório Peçanha também ocorreram palestras, desfiles no interior do educandário e encenação teatral. Já na Escola David Coelho, além da participação de artistas mirins amadores teatralizando a Independência do Brasil, houve a presença da Guarda Mirim, que conduziu os pavilhões para marcar as homenagens. Por fim, na Creche Zilda Bianchini, os pequeninos também comemoraram de forma entusiasmada o 7 de Setembro.

"Fizemos uma movimentação bastante participativa e pedagógica, onde o objetivo foi realmente a mobilização dos estudantes em torno de uma data tão significativa da história de nosso país. Fico feliz com os resultados e com a participação maciça de nossos profissionais. Estou agradecida a todos pela manifestação cívica, patriótica e de amor ao ensino", declarou Kellen Lengruber.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco