Na última semana de março, o prefeito Félix Lengruber recebeu de André Coelho e Jucilea Brito, representantes das secretarias de Educação e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, respectivamente, informações detalhadas a respeito do Consórcio Social Travessia, idealizado em parceria pelo Grupo Cultural AfroReggae e pela empresa Odebrecht.

Amparado no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Consórcio Travessia visa estimular a participação familiar na vida escolar de crianças e adolescentes e formar uma rede de suporte para o desenvolvimento social das cidades, além de trabalhar pela melhoria da educação e do aprendizado, fatores que prometem, com ações coordenadas por uma equipe multidisciplinar na área pedagógica e social, minimizar a evasão escolar e a repetência dos alunos.

Entusiasmado com a iniciativa do projeto, que lançará mão de parceria com a Secretaria de Educação, sem que haja contrapartida do município, o prefeito resolveu adotar a ideia, que necessitava de sua assinatura formal para que a adesão ao consórcio saísse do papel, o que ocorreu nesta quinta-feira, 9, quando Félix Lengruber recebeu a visita de uma das representantes do consórcio, a técnica do AfroReggae, Mariana Uchôa, que teve a chance de discorrer um pouco mais sobre o tema e apresentar a documentação para a adesão do município.

A partir da adesão, Macuco receberá do Consórcio Social Travessia atenção especial direcionada aos professores. Assim, os profissionais de educação estarão ainda mais bem preparados para desenvolver novos processos pedagógicos e outras ações inovadoras no ambiente escolar. O articulador do consórcio no município é André Coelho, integrante da Secretaria de Educação.

Segundo o prefeito, Macuco só tem a ganhar. "Além de todos os benefícios que serão ofertados a alunos, pais, professores e diretores, certamente teremos melhorias consideráveis nas avaliações das escolas e dos órgãos que cuidam da assistência social em nossa cidade. Estou muito otimista quanto aos avanços", disse o prefeito.

Por: ASCOM Macuco