Secretaria de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura

Secretário: José Hugo Marcílio M. Carvalho Neto

Numa iniciativa inédita da administração municipal – haja vista o fato de jamais ter sido registrada qualquer atividade oferecida pelo poder público local nesse sentido – a Secretaria de Esporte e Lazer de Macuco criou o projeto Treinamento Funcional, que consiste num método de trabalho ainda mais dinâmico que os treinos convencionais, caracterizado por mesclar diferentes capacidades físicas num único exercício.

Coordenado pelo Professor Maurélio, o treinamento era considerado até então um privilégio daqueles que frequentam academias ou contam com um 'personal trainer' à disposição para manter a forma física. Ao inserir o projeto em Macuco, a administração local populariza a modalidade, leva esse esporte a todas as classes sociais e faixas etárias e de quebra contribui para o condicionamento físico dos munícipes.

Nesse estilo, os movimentos trabalham força muscular, flexibilidade, sistema cardiorrespiratório, coordenação motora e equilíbrio. Em alguns casos, a carga de trabalho é exercida pelo próprio peso do corpo somado ao equilíbrio. Entretanto, também pode ser realizado com acessórios e até alguns equipamentos específicos.

Empolgado com o sucesso da iniciativa, o secretário de Esporte e Lazer, Diogo Latini, confirma que, somente na primeira semana, mais de 30 alunos já participaram das aulas, que acontecem no CIEP Municipalizado Honório Peçanha, na Reta. A incidência maior é de mulheres, com 95%, mas os treinamentos são abertos a ambos os sexos e são realizados sempre às terças e quintas, às 18 horas.

"O prefeito Félix recomenda a oferta de esporte para homens, mulheres, crianças e idosos e essas atividades comprovam isso. Sobre os exercícios, além da tonificação muscular, o treinamento funcional implica numa maior complexidade do movimento e no envolvimento de várias capacidades físicas. Isso faz com que o organismo tenha um gasto energético muito maior, contribuindo para o emagrecimento, otimização da coordenação motora, ganho de equilíbrio e condicionamento cardiorrespiratório, sem falar na motivação e da elevada autoestima.", defendeu Latini.

Por: ASCOM Macuco