Secretaria de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura

Secretário: Helen Oliveira da Silva Ferreira

Foi dado o pontapé inicial para um dos mais aguardados eventos esportivos do ano: os Jogos Abertos do Interior (JAI-2015). Criado pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, a competição agrega uma série de modalidades, que são disputadas por municípios de todas as regiões fluminenses.

Na terça-feira, 19, o Auditório Francisco Dornelles, no Parque de Exposições Edgar Rodrigues Luterbach (Rural Rural Park), sediou o Congresso Técnico Regional dos JAI, cuja condução foi da equipe do Governo Estadual, composta pelos professores Paulo Rei, Leonardo Baideck e Ricardo, da Comissão Organizadora dos jogos.

O evento recebeu representantes de sete municípios que compõem as regiões Norte e Noroeste. Além do anfitrião Macuco, marcaram presença dirigentes de Cantagalo, Cordeiro, Carmo, Aperibé, Quissamã e Carapebus, que então puderam tomar ciência sobre detalhes do regulamento da competição e sorteio das tabelas.

Os Jogos Abertos do Interior, em sua versão 2015, serão iniciados no próximo mês de julho. Durante o encontro de hoje, secretários e diretores de Esporte e Lazer das cidades envolvidas receberam um formulário contendo os locais, datas e horários dos jogos de cada uma das modalidades que estarão em disputa.

Secretário de Esporte e Lazer de Macuco, Diogo Latini confirma que seu município estará envolvido em dois esportes coletivos: futebol de campo e futsal. No campo, os macuquenses farão a estreia contra Carmo, jogando fora de casa, no dia 8 de agosto, respeitando o sistema eliminatório (mata-mata), com o jogo da volta sendo realizado no Estádio Dr. Mário Freire Martins, na semana seguinte, dia 15 de agosto.

Enquanto isso, os atletas do futsal também viajam para jogar a primeira partida do torneio contra Carmo, em 27 de julho. Porém, o regulamento nesse caso prevê a subdivisão dos times em grupos distintos, com Macuco integrando uma chave com outros quatro concorrentes.

"Vamos trabalhar para que Macuco seja bem representado. Potencial e material humano para isso nós temos, resta agora colocarmos essa qualidade dentro do campo e da quadra", disse Diogo Latini, que agradeceu ao Governo do Estado por oportunizar a Macuco sediar o evento, e ao companheiro Affonso Azevedo, secretário de Administração, que também prestigiou o congresso.

Por: ASCOM Macuco