Secretaria de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura

Secretário: Helen Oliveira da Silva Ferreira

Criado no Canadá, na década de 80, o 'Dia do Desafio' visa despertar nas pessoas o interesse pela prática esportiva e atividades físicas, numa competição entre cidades do mundo inteiro. Trata-se de um movimento comunitário que envolve poder público, instituições privadas e cidadãos numa parceria para mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao total de habitantes de uma localidade.

Esse ano, a Prefeitura de Macuco, através da Secretaria de Esporte e Lazer, conseguiu mobilizar intensamente a comunidade e o 'Dia do Desafio' funcionou conforme os organizadores planejaram, como conta o secretário Diogo Latini. "Quando existe essa união de forças, não há como dar errado", reconheceu.

Na última quarta-feira de maio, 27, a Praça Professor João Brasil, no centro de Macuco, se transformou num imenso ginásio esportivo a céu aberto, com os moradores empenhados em atividades recreativas, esportivas e de lazer. Além disso, instituições públicas e privadas, entre elas a Câmara Municipal e a Cooperativa Agropecuária, também adotaram a ideia, com os funcionários das duas entidades se exercitando sob orientação de profissionais de educação física.

Levantamentos da equipe esportiva confirmam que 1.796 pessoas praticaram atividades físicas ao mesmo tempo no município, o que mostra a adesão em massa da população. Marcaram presença instituições como Escolinha de Futebol do Léo Moura; Projeto Ginástica da Terceira Idade; escolas das redes Estadual, Municipal e Particular; Associação Pestalozzi; Academia Superação; Academia Físico em Forma; Academia Body Soul; Secretaria de Saúde; Projeto Brincando na Rua; e Guarda Municipal, entre outras.

Esse ano, uma novidade chamou a atenção de todos. Numa parceria inédita entre as secretarias de Saúde e Combate às Drogas e Esporte e Lazer, além das atividades físicas, os participantes receberam serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, medição dos níveis de glicose e avaliação de sensibilidade para detecção de hanseníase.

Com os municípios se enfrentando de forma sadia e amistosa, Macuco teve como adversário Porto Mauá, no Rio Grande do Sul. Agora é aguardar os números apurados pelos gaúchos para tomar ciência do resultado. "Agradeço a toda população de Macuco, que participou de forma efetiva desse 'Dia do Desafio', contribuindo para essa verdadeira vitória da qualidade de vida", declarou Diogo Latini.

Por: ASCOM Macuco