Secretaria de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura

Secretário: Helen Oliveira da Silva Ferreira

Além das já tradicionais programações religiosa e festiva, que reuniram centenas de pessoas durante os cinco dias de evento, o esporte, em especial o futebol, também fez parte dos festejos de São João Batista, em Macuco, graças ao trabalho capitaneado pela Secretaria de Esporte e Lazer, comandada pelo desportista Diogo Latini.

Em partidas disputadas sempre no Estádio Doutor Mário Freire Martins, campo do Macuco Esporte Clube, diversas categorias mostraram a força e categoria do futebol local, com a movimentação começando no sábado, 21, com quatro jogos. No primeiro, empate da Escolinha do Léo Moura de Macuco com Trajano, 1 a 1, pela Categoria Sub-11. No segundo confronto, Trajano venceu por 1 a 0 na Categoria Sub-13, enquanto que no jogo pela Sub-17 Macuco venceu fácil os trajanenses por 3 a 0. Encerrando o sábado, nos másteres, União 4 X 2 Santa Bernadete.

No domingo mais três embates. Macuco 2 X 2 Friburguense, em partida que reuniu ex-craques das gerações dos anos 70 e 80, Categoria Máster. E o empate em 0 a 0 marcou o encontro entre atletas acima de 40 anos das cidades de Macuco e Laje do Muriaé. No final da tarde, num excelente jogo de futebol, com muitas alternativas de ambos os lados, mas com o adversário sabendo aproveitar melhor as oportunidades, o Macuco foi derrotado por 3 a 1 pelo Carapebus, confronto entre os times principais das duas cidades.

Todos os anos, um grande jogo é sempre muito aguardado pela população macuquense e turistas dispostos a acompanhar de perto os craques da pelota. Na edição 2015, a emoção ficou por conta de Friburguense e Macuco. Com gols dos atacantes Thalles e Lohan, o time de Nova Friburgo venceu por 2 a 0 o jogo festivo, que serviu como preparativo para a equipe serrana, que irá disputar a Copa Rio de Profissionais.

Outra atração foi o árbitro Edilson Soares da Silva, grande figura do futebol e responsável por apitar clássicos do futebol brasileiro. O prefeito Félix Lengruber acompanhou o jogo ao lado do secretário Diogo Latini, após recepcionar os dirigentes, atletas e comissão técnica do tricolor serrano. "Fomos bem representados, porém, encaramos um time profissional, habituado aos grandes confrontos. Contudo, o que valeu foi a festa e a iniciativa da Secretaria de Esporte e Lazer, que preparou uma programação esportiva excepcional", disse Félix aos órgãos de imprensa.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco