Secretaria de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura

Secretário: José Hugo Marcílio M. Carvalho Neto

Ao lançar o programa 'Jogando Junto', na tarde de ontem, 01/07, no Palácio Guanabara, o governador Luiz Fernando Pezão expôs a prefeitos e secretários de Esporte detalhes sobre a implantação de 60 projetos esportivos no interior sob chancela da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, que repassará R$ 6 milhões para garantir a iniciativa, cujos recursos serão transferidos de receitas das loterias federais.

Cada um dos 60 projetos selecionados por meio de edital será contemplado com R$ 100 mil. Do total de propostas, 50% deverão ser apresentadas pelas prefeituras do interior; 25% por federações ou ligas estaduais esportivas; e os outros 25% restantes por clubes de bairros. Caberá à Comissão Especial da Secretaria de Esportes selecionar os projetos priorizando regiões com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e com maiores pontuações no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), além de programas voltados para atividades paraesportivas.

Representando Macuco, o prefeito Félix Lengruber e o secretário de Esporte e Lazer Diogo Latini aprovaram a iniciativa, que promete transformar a realidade dos projetos esportivos do interior do estado. Félix novamente conseguiu conversar com Pezão sobre algumas reivindicações a serem viabilizadas em benefício de Macuco e também falou sobre o programa. "É importante estimular a prática esportiva aliando-a aos ideais da assistência social", disse o prefeito macuquense.

Pezão reforçou o ideal esportivo. "É importante oferecer a jovens, especialmente do interior do estado, a possibilidade de praticar esportes de maneira saudável e em espaços dignos, pois é uma chance única de colocar os jovens num caminho de melhor formação, em vez de perdê-los para as ruas. Nesse sentido, estamos estruturando outro projeto que nos permita mobilizar recursos, trazer treinadores do exterior e arrumar espaços nas comunidades para treinar os jovens", afirmou o governador.

Secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Marco Antônio Cabral destacou a importância do 'Jogando Junto'. "É uma maneira de levar o espírito olímpico e a prática do esporte de qualidade aos quatro cantos do Estado. O esporte realmente transforma a vida das pessoas, por isso, a necessidade de unir esforços para facilitar o acesso de prefeituras, federações e clubes, contribuindo para difundir o esporte nos municípios do interior", colocou o secretário.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco