Secretaria de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura

Secretário: Helen Oliveira da Silva Ferreira

Fruto da parceria entre a Administração Municipal e a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Macuco continua enfatizando o projeto Escolinha de Futebol do Léo Moura, aproveitando a popularidade e profissionalismo do ex-lateral direito do Flamengo e oferecendo gratuitamente, além de aulas de futebol, princípios de ética e cidadania à garotada.

Segundo o secretário de Esporte e Lazer de Macuco, Diogo Latini, atualmente são atendidas 300 crianças com idade entre 4 e 17 anos, oriundas dos mais diversos bairros do município e subdivididas em seis categorias diferentes, conforme as faixas etárias. Elas recebem uniforme completo para treinos e jogos, incluindo chuteiras, caneleiras, luvas de goleiro e bolas.

São realizados semanalmente três treinamentos para cada categoria, onde, além da parte física, são repassados aos alunos, pelos instrutores credenciados, noções básicas do futebol e fundamentos específicos, como domínio de bola; chutes a gol, com bola parada e em movimento; condução de bola, com auxílio de cones; toque de bola; e treinamentos individuais para goleiros. São utilizados o Estádio Dr. Mário Freire Martins, do Macuco Esporte Clube, e Donald Vogas, popularmente conhecido como Maracanãzinho, pertencente à municipalidade.

Para a alegria da garotada macuquense e satisfação de pais, responsáveis e lideranças públicas que integram o projeto, as atividades da Escolinha de Futebol do Léo Moura em Macuco não se restringem a treinamentos. Hoje, os alunos representam o município em jogos amistosos e competições oficiais em toda região, entre elas o Campeonato do Calcário e o Campeonato de Ligas Municipais da FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), na Categoria Sub-17.

Conforme define o prefeito Félix Lengruber, trata-se de um trabalho sócio-esportivo. "O projeto funciona, através do futebol, que é apaixonante e muito popular no país, como uma motivação extra para que esses meninos exerçam sua cidadania de forma plena e conquistem um lugar ao sol com dignidade", declara Félix. Vale lembrar que ainda há vagas. Para realizar a inscrição é necessário que o responsável compareça ao núcleo, na sede da Secretaria de Esporte e Lazer, no interior do CIEP, no bairro da Reta, das 12 às 17 horas, preencha a ficha cadastral do menor e apresente uma foto 3x4 e comprovantes escolar e de residência.

O secretário estadual de Esporte e Lazer, Marco Antônio Cabral, acredita que o projeto auxilia na formação moral dos jovens. "Da escolinha não vão sair só craques do futebol, vão sair pessoas melhores", aponta. Já Léo Moura anunciou que no final do ano será realizado um torneio com todas as escolinhas do estado. O primeiro colocado passará uma semana fazendo estágio no seu novo time, o Fort Lauderdale Strikers, nos Estados Unidos. "Será uma ótima oportunidade para nossos garotos. Afinal, estamos realizando um trabalho excepcional, cujo objetivo é direcionar essas crianças para o caminho do bem", completa o secretário Diogo Latini.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco