Secretaria de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura

Prefeitura Municipal de Macuco

Secretário: Helen Oliveira da Silva Ferreira

 
 
 

 

A ginástica artística, também conhecida no Brasil como ginástica olímpica, é uma das modalidades da ginástica. Por definição, a palavra vem do grego gymnastiké: 'Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade'. O conjunto de exercícios corporais para este fim, realizados no solo ou com auxílio de aparelhos, são aplicados com objetivos educativos, competitivos, terapêuticos e artísticos.

A prática de movimentos semelhantes aos realizados hoje na ginástica artística conta com relatos no Egito Antigo. Mas os historiadores apontam a Grécia como o berço da ginástica. A busca pelo corpo perfeito para praticar esportes e aperfeiçoar o desempenho militar estão na gênese da modalidade. As apresentações da ginástica artística são individuais ou coletivos, com os movimentos das ginastas se desenvolvendo de forma elegante e demonstrando força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo.

Ciente de que as ações de uma Secretaria de Esporte e Lazer não devem se restringir às modalidades mais populares, como futebol, voleibol e futsal, por exemplo, o desportista Diogo Latini, titular da referida pasta em Macuco, fez questão de trabalhar com profissionais gabaritados para resgatar as atividades da ginástica artística no município, tendo como mentora a professora Maria Cecília Ferreira.

Considerada uma das mais respeitadas treinadoras da modalidade em todo território fluminense, inclusive com bagagem internacional, por ter participado de inúmeros eventos em vários continentes, Cecília lidera as alunas que integram o Projeto Cidadão Campeão, idealizado pela Secretaria de Esporte e Lazer de Macuco, e que conta com aval do prefeito Félix Lengruber, outro entusiasta da modalidade.

Segundo Diogo Latini, atualmente 60 alunas, entre crianças e jovens, estão sendo beneficiadas pelo projeto, cujas aulas acontecem sempre às terças e quintas, às 9 e às 13 horas, no Maracanãzinho, no bairro Santos Reis. Quem desejar participar, basta comparecer à sede da Secretaria de Esporte e Lazer, no CIEP Municipalizado Honório Peçanha, ou no local das aulas, pois ainda restam vagas a serem preenchidas.

No último fim de semana, as meninas foram representar Macuco no 4° Festival da Academia Cecília Gym, realizado na Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense, em Cordeiro, ocasião em que foram muito aplaudidas, oferecendo às atletas, equipe de treinamentos, pais e responsáveis e integrantes da Secretaria de Esporte e Lazer bastante entusiasmados com o resultado do trabalho. "Parabéns aos organizadores pelo belo evento e aos alunos pela apresentação no Festival. Nossas meninas estão honrando o nome de Macuco. Quero saudar ainda a professora Maria Cecília Ferreira pelo belo trabalho", declarou Diogo Latini.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco