Secretaria de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura

Secretário: Helen Oliveira da Silva Ferreira

Evento reúne capoeiristas de toda região e celebra sua tradição

Neste final de semana, o CIEP Municipalizado Honório Peçanha, no bairro da Reta, em Macuco, foi palco do 1° Batizado e Troca de Cordas do Grupo de Capoeira Lua Crescente, liderado pelo Mestre Kiko. O evento, que também incluiu uma Cerimônia de Formatura, reuniu grupos de capoeira de várias cidades da região circunvizinha, promovendo um intercâmbio cultural e a celebração desta tradicional arte-luta brasileira.

Grupos macuquenses e de todas as cidades da região marcaram presença, engrandecendo ainda mais o encontro

O batizado, cerimônia de iniciação e progresso na capoeira, marcou a estreia dos novos capoeiristas no grupo Lua Crescente. Durante o evento, os participantes passaram por uma série de rodas, onde demonstraram suas habilidades e receberam suas primeiras cordas, símbolo de sua evolução na capoeira. Além disso, capoeiristas experientes puderam trocar de corda, ascendendo a níveis superiores dentro da hierarquia da capoeira.

Secretária Helen Ferreira com o Mestre Kiko e outros graduados da capoeira durante o encontro no CIEP de Macuco

Mestre Kiko, figura central do evento, destacou a importância de tais encontros para a disseminação da cultura da capoeira e o fortalecimento dos laços entre praticantes de diferentes regiões. “Este batizado é um momento especial não só para os novos alunos, mas para todos nós que vivemos a capoeira. É uma oportunidade de compartilhar conhecimentos, experiências e fortalecer a nossa comunidade”, afirmou o mestre.

Apoiadora do evento, a Secretaria de Esporte e Lazer foi representada pela secretária Helen Ferreira, que destacou a participação de grupos convidados, lembrando que isso enriqueceu ainda mais a celebração, mostrando a diversidade e a riqueza desta arte. “Para muitos participantes, o batizado foi uma experiência inesquecível. Ver tantos capoeiristas reunidos, trocando energia e aprendendo uns com os outros, é algo especial”, comentou Helen.

Fotos: Luan Barone