Secretaria de Gabinete e Comunicação

Secretário de Gabinete e Comunicação:

Integrar prefeituras e Governo do Estado continua sendo a meta do secretário de Transportes do Estado, Carlos Roberto Osório, recebido em Macuco na quarta-feira, 17, pelo prefeito Félix Lengruber. Segundo ele, a visita mantém o diálogo permanente com prefeitos em busca de soluções para os transportes no território fluminense.

Félix repassou ao secretário detalhes do projeto que julga fundamental para a área de transportes em Macuco. Ele entende que é preciso reformar a Rodoviária Municipal e, para isso, requereu apoio do integrante do Governo do Estado, fazendo ver a ele a necessidade de parceria que acelere o início das obras. "Precisamos reformar urgentemente banheiros, cobertura, piso e tudo que for necessário para oferecer conforto, comodidade e funcionalidade àqueles que utilizam a rodoviária", esclareceu.

Dirigente de uma pasta de intensas demandas, Carlos Osório relatou que o governador Luiz Fernando Pezão o designou para recolher junto aos prefeitos do interior informações sobre ações que sejam feitas conjuntamente. Nesse campo, o prefeito macuquense recebeu um plano aplicativo visando à reformulação da sinalização estática na área urbana do município. Félix Lengruber – cuja equipe de governo também já havia se mobilizado nesse sentido, preparando um anteprojeto que se converta em melhorias na sinalização – declarou que já manteve contatos preliminares com o Ministério do Turismo para garantir que o projeto ganhe adesão do Governo Federal.

Outra solicitação do prefeito diz respeito ao Vale Social. A meta é garantir a extensão do benefício à população macuquense. O vale é um direito garantido por lei prevendo que adultos e crianças com deficiências física, visual, auditiva e mental, bem como doentes crônicos em tratamento, tenham direito à gratuidade em barcas, metrô, ônibus intermunicipais e trens. Menores e adultos com deficiência locomotiva têm direito à gratuidade também para um acompanhante. "Essa medida seria oportuna e beneficiaria muita gente em nosso município", justificou Lengruber.

Aproveitando a presença dos presidentes das Câmaras de Macuco, Frank Lengruber, e Cordeiro, Anísio Coelho, os dois líderes abordaram a determinação da Prefeitura de Nova Friburgo impedindo a circulação de ônibus intermunicipais no centro da cidade. Félix sugeriu intermediação do secretário para que a medida seja revista. "Além das centenas de trabalhadores de nossa região que atuam na cidade serrana e sofrem com essa decisão, até mesmo os ônibus universitários têm sido prejudicados", relatou o prefeito de Macuco.

Diante da solicitação do prefeito, apoiada pelos presidentes dos dois legislativos, que estavam acompanhados dos parlamentares Douglas Espíndola e Carlos Alberto 'Tico-Tico' (Macuco), e Amilton Biti e Jussara Barrada (Cordeiro), Carlos Osório prometeu estudar o caso e em breve oferecer uma resposta.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco