Secretaria de Gabinete e Comunicação

Secretário de Gabinete e Comunicação:

Estreitar os laços com o interior e estabelecer a aproximação com a universidade, além de se inteirar sobre a realidade dos municípios. Esses foram os pontos do encontro realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na terça, 14, no Auditório do Centro de Tecnologia e Ciências (CTC), na capital fluminense.

Idealizado pela Coordenadoria de Estudos Estratégicos e Desenvolvimento (CEED), o 'Café com Prefeitos' reuniu representantes de Macuco, São José do Vale do Rio Preto, Nova Friburgo e Trajano de Moraes. Dirigentes da UERJ expuseram as políticas estratégicas de apoio ao desenvolvimento econômico, social e cultural do interior do estado. Para isso, a entidade quer conhecer as vocações e carências na formação de recursos humanos para que possa então favorecer o processo.

Nesse primeiro contato, ficou evidente o interesse da UERJ em transferir tecnologias ao interior. Trocando em miúdos, deverão ser viabilizados cursos gratuitos para a formação de profissionais, reciclagem, atualização e pós-graduação, favorecendo os municípios e diminuindo o fluxo dos jovens para a capital em busca de conhecimentos.

Durante a reunião – conduzida por Tatiane Alves Batista, coordenadora do CEED, pelo professor João Regazzi, superintendente da Secretaria de Ciência e Tecnologia, e Márcia Caoduro, da área de Prospecção e Negócios – ficou claro que outra medida a ser adotada é a busca de mecanismos de preservação cultural local com foco em iniciativas de empreendedorismo. Nesse aspecto, uma das primeiras metas é desenvolver o turismo regional e a troca de experiências entre os municípios.

O prefeito Félix Lengruber expôs o cenário atual e as potencialidades de Macuco. Em breve exposição, ele abordou temas como construção do Hospital e da Delegacia Legal, e eventos como o Festival de Folias de Reis, Festa de São João Batista e Exposição Agropecuária. Também relatou ações voltadas à construção de moradias, preservação ambiental, destinação adequada do lixo e resíduos, coleta seletiva, cooperativa de catadores, unidade separadora e aterro sanitário. "Creio que tenha conseguido deixar uma imagem fiel do nosso município", conta o prefeito.

A próxima reunião será na sede da UERJ em Nova Friburgo, em 31 de julho. Algumas áreas específicas devem ser alvo de parceria com a universidade, entre elas as de projetos, engenharia, turismo e meio ambiente. "Essa iniciativa da UERJ é digna de elogios, pois visa o fortalecimento das potencialidades da região e ratifica a urgência da nossa proximidade com essa importante instituição", acredita Félix Lengruber.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco