Secretaria de Gabinete e Comunicação

Secretário de Gabinete e Comunicação:

A população de Macuco vem observando a movimentação do prefeito Félix Lengruber numa verdadeira peregrinação junto às instituições governamentais das esferas Federal e Estadual. O intuito é buscar apoio para o enfrentamento à grave crise econômica que se instalou nas administrações de todo país em virtude da queda nas arrecadações, o que tem causado inúmeros prejuízos aos municípios e suas populações.

Dessa vez, após participar de encontro em Macaé no início da semana, reunido com prefeitos de 21 cidades, governador Luiz Fernando Pezão e presidente da ALERJ, deputado Jorge Picciani, para debater soluções para a crise, o médico macuquense viajou novamente para Brasília. Na capital federal, desde terça-feira, 25, vem percorrendo gabinetes de deputados fluminenses e visitando ministérios na tentativa de firmar parcerias que beneficiem Macuco.

Na manhã de quarta, 26, Félix Lengruber esteve em três ministérios: Cultura, Turismo e Esporte, e na quinta-feira, 27, se reuniu com autoridades que integram o Ministério da Saúde. Nesse último encontro, na extensa pauta, solicitações para viabilizar liberação de recursos oriundos de emendas parlamentares para aquisição de equipamentos médicos para o Hospital de Macuco, que está em fase de conclusão.

Quanto aos temas tratados nos demais órgãos do Governo Federal, Félix oficializou os pedidos de reforma e ampliação do Parque de Exposições Edgar Rodrigues Luterbach (Macuco Rural Park) e empenhou esforços para conseguir a implantação de projetos culturais, liberação de verbas específicas para a nova Biblioteca Municipal e parceria do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) na preservação do patrimônio cultural de Macuco.

Ainda em Brasília, o prefeito se reuniu com o senador Marcelo Crivella, relatando a necessidade de reaver projetos do Ministério da Pesca que contemplariam Macuco, mas foram cancelados pelo Governo Federal devido à crise financeira. Lengruber tentou fazê-lo compreender a importância de apoiar o esporte em projetos como PELC – Programa Esporte e Lazer da Cidade, da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, que proporciona atividades físicas, culturais e de lazer a todas as faixas etárias e portadores de deficiência – e Projeto Segundo Tempo.

Antes de deixar o gabinete de Crivella, Félix solicitou que ele seja no Senado Federal uma voz em defesa dos direitos territoriais de Macuco. Em seguida, o mandatário macuquense visitou os deputados Áureo, Clarisse Garotinho, Alexandre Serfiottis e Marcos Soares. "E a luta prossegue, pois ainda vou encontrar os deputados Altineu Côrtes, Walney Rocha, Luis Carlos Ramos, Leonardo Piccianni, Glauber Braga e Dr. João para que eles também nos auxiliem com recursos para vencer a crise e na questão dos limites territoriais. Tudo pelo engrandecimento de Macuco", disse Félix.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco