Secretaria de Gabinete e Comunicação

Secretário de Gabinete e Comunicação:

Grave e avassaladora, a crise financeira assola todo o país e as administrações municipais precisam fazer um verdadeiro choque de gestão, cortando gastos desnecessários e buscando alternativas criativas, para incrementar o orçamento e poder honrar com os pagamentos de seus fornecedores e funcionários e dar continuidade a programas e ações considerados essenciais no cotidiano das populações.

Com inventividade, parcerias e boa vontade de servidores e secretariado, contando ainda com a compreensão da comunidade, a Prefeitura de Macuco vem driblando os problemas financeiros e continua investindo na execução de diversos projetos. Esta semana, o prefeito Félix Lengruber novamente esteve em Brasília, juntamente com uma comitiva de prefeitos fluminenses, em busca de apoio para minimizar a escassez de recursos e solicitar auxílio do Governo Federal para sanar as questões da queda de repasses às prefeituras, o que tem sido extremamente danoso.

Mesmo orientando seus comandados a apertarem os cintos, como se diz na linguagem popular, para manter a economia em todos os setores, o prefeito macuquense não abre mão da manutenção de ações como transporte universitário, bolsas educacionais, limpeza e retirada de entulhos. Ele enfatizou que a prioridade da gestão é fazer o máximo de esforço para continuar dando assistência para quem mais precisa.

Quanto ao transporte universitário, os trabalhos se mantêm dentro da normalidade, com os estudantes recebendo condução gratuita diariamente para chegar às instituições educacionais onde frequentam as aulas. Os ônibus pertencem à própria Prefeitura de Macuco e atualmente são atendidos aproximadamente 300 estudantes, que cursam universidades e cursos técnicos em Cordeiro, Cantagalo, Itaocara, Nova Friburgo e Além Paraíba. "Nesse caso, não podemos contabilizar como gastos e sim investimentos, pois estamos investindo no futuro de nosso município ao ofertar transporte para que esses jovens se qualifiquem", acredita Félix.

Já no que diz respeito às bolsas de estudo, por determinação do prefeito Félix, em Macuco são atendidos 31 bolsistas de Graduação FAEL (Faculdade Educacional da Lapa) – Administração e Pedagogia –, e 64 bolsistas de Cursos Técnicos da Intelectos Centro de Formação Profissional – Recursos Humanos e Logística. Vale salientar que a Intelectos é considerada uma das melhores escolas técnicas do Estado do Rio de Janeiro, com registro no Ministério da Educação e Cultura (MEC), sob credenciamento do Conselho Estadual de Educação. A Faculdade Educacional da Lapa também é reconhecida como uma das melhores do Brasil.

Sobre limpeza urbana e retirada de entulhos, tais ações se mantêm com periodicidade e algumas iniciativas também estão sendo atendidas por solicitação dos munícipes, deixando a área urbana limpa, bem cuidada e com o visual aprazível.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco