Secretaria de Gabinete e Comunicação

Secretário de Gabinete e Comunicação:

Na segunda-feira, 26, o prefeito de Macuco, Félix Lengruber, participou no Salão Nobre do Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro, da solenidade de lançamento do programa Mobiliza Rio, liderado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, numa ação conjunta do Governo do Estado com instituições financeiras para facilitar a concessão de financiamentos a empresas instaladas em território fluminense.

O governador Luiz Fernando Pezão e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marco Capute, assinaram sete contratos de liberação de crédito do Banco do Brasil para micro, pequenas, médias e grandes empresas fluminenses, como forma de validar o Mobiliza Rio. A ação conta com o apoio de diversas entidades vinculadas ao setor produtivo, e através do financiamento de variadas atividades, proporciona geração de emprego e renda, além de ser instrumento de diversificação da economia.

Entre as frentes de financiamento estabelecidas pelo Banco do Brasil em apoio ao Mobiliza Rio estão crédito para o agronegócio, capital de giro, renovação de frotas de táxi e franquia. Outras linhas de financiamento poderão ser estabelecidas na ação, que foi chamada pelo governador Pezão de 'pacto de retomada do crescimento econômico do estado'. "O Banco do Brasil aposta no Rio e coloca as linhas de crédito à disposição de comerciantes, produtores rurais e indústrias. Trata-se de uma união de esforços que permite uma série de investimentos em diversos setores, como por exemplo, a ampliação da GE Celma, do ramo de turbinas de aviões, em Três Rios, e um grande investimento no setor alimentício, entre outras iniciativas", afirmou Pezão.

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Marco Capute ressaltou que o programa tem como meta mobilizar diversos segmentos e não ser apenas uma ação de governo. "Crédito e credibilidade são palavras para vencermos a crise. Esta ação é mais do que gerar linhas de crédito. Também vamos discutir com as federações e empresas as suas necessidades. Isso gerará um grande movimento de transformação. Precisamos olhar para frente e já estamos fazendo os ajustes necessários", detalhou.

De acordo com o presidente do Banco do Brasil, Alexandre Abreu, os primeiros contratos assinados no Mobiliza Rio são o embrião de um conjunto de ações que estão por vir. "Estamos acelerando convênios em diversos segmentos e acreditamos que unindo esforços teremos bons resultados. Temos diversas linhas de crédito que poderão ser disponibilizadas. A nossa vocação é o crédito rural, este é um setor que vem crescendo e aumentando produtividade. E há ainda a linha de crédito com foco na antecipação de fornecedores, que poderá permitir que pequenas e médias empresas fornecedoras de uma grande companhia possam vencer as dificuldades na cadeia produtiva", explicou.

Otimista quanto à possibilidade do programa também beneficiar os municípios de sua região, o prefeito macuquense disse ser uma chance de as administrações e a iniciativa privada vencerem a crise econômica promovendo a união de esforços. "Se até as grandes instituições e o poder constituído de uma das grandes forças da federação como é o Estado do Rio de Janeiro acreditam que caminhar de mãos dadas seja a solução para o enfrentamento da crise, nada mais justo do que compartilharmos esta experiência e tentar conquistar esses benefícios de forma conjunta", declarou Félix Lengruber.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco