Secretaria de Gabinete e Comunicação

Prefeitura Municipal de Macuco

Secretário de Gabinete e Comunicação: Wildimar Faria

 
 
 

 

Durante reunião realizada na capital mineira, Belo Horizonte, na sede da Associação Mineira de Municípios, na última quinta-feira, 12, o prefeito de Macuco, Félix Lengruber, representou o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Rio Serra Norte, do qual é presidente, na Assembleia Geral de Constituição da Confederação Nacional dos Consórcios Intermunicipais do Brasil – CONACI/BR.

Na ocasião, juntamente com o prefeito de Cordeiro, Leandro Monteiro, este representando o Cis-Serra (Consórcio de Saúde da Região Serrana) e ao lado de prefeitos de aproximadamente 80 municípios brasileiros, oriundos dos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso e Rio Grande do Norte, entre outros, o prefeito macuquense teve a chance de acompanhar palestras e debates que segundo ele serão de fundamental importância para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes para garantir o crescimento dos municípios fluminenses.

Mostrando-se participativo, Félix Lengruber recebeu uma missão das autoridades da CONACI, sendo indicado e eleito, durante a eleição do conselho da entidade, ao cargo de tesoureiro da instituição. Após o pleito, ele agradeceu especialmente ao companheiro Wellington Rodrigues, prefeito de Mar de Espanha, Minas Gerais, com quem mantém excelente relacionamento e já vem desenvolvendo uma espécie de intercâmbio para aprimorar as atividades ligadas aos consórcios, e também citou o prefeito de Cordeiro.

"Agradeço a confiança dos consórcios aqui representados, especialmente aos prefeitos Wellington Rodrigues e Leandro Monteiro, por eu ser o primeiro prefeito do Estado do Rio a integrar a diretoria desta importante confederação. Juntos seremos mais fortes para enfrentar esta nova realidade dos municípios brasileiros, principalmente aqueles que possuem menos de 100 mil habitantes e são extremamente dependentes de recursos repassados pelos governos Estaduais e Federal, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Royalties do Petróleo, que vem sofrendo uma queda acentuada", discursou Lengruber.

Além da eleição, outras medidas foram debatidas durante a reunião, entre elas a atualização de valores do FPM; alteração do CALC para os consórcios; regularização do Programa de Saúde da Família, cujo Governo Federal repassa cerca de R$ 9 mil, mas os custos ultrapassam a casa dos R$ 40 mil a cada mês; judicialização da saúde; e o regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) para consórcios.

"Sem duvida esse encontro foi um marco para a região e o estado, pois os consórcios intermunicipais terão um papel importante nas áreas de saúde, saneamento básico, meio ambiente e iluminação pública, entre outras. Daremos o próximo passo organizando reuniões com os secretários fluminenses André Corrêa (Meio Ambiente), Leonardo Espíndola (Casa Civil), Julio Bueno (Fazenda) e Nilo Félix (Turismo) para avançarmos em inúmeras frentes", garantiu Félix Lengruber.

Por: Ricardo Vieria

ASCOM Macuco