
Gestão Municipal abre diálogo com concessionária e agência reguladora para tratar de reclamações sobre tarifas de água e esgoto no município
O ritmo de trabalho da Gestão Municipal de Macuco segue intenso. Poucos dias após o sucesso da realização da tradicional Exposição Agropecuária, que reuniu recorde de público no Rural Park e consolidou-se como um dos maiores eventos já promovidos no município, a prefeita Michelle Bianchini voltou suas atenções para importante demanda dos macuquenses: a qualidade e os custos dos serviços de água e esgoto. Na manhã desta terça-feira, 17 de setembro, acompanhada pelo secretário de Governo e Gestão, João Vitor Pontes, a mandatária recebeu em seu gabinete uma comitiva técnica da Rio+Saneamento e AGENERSA (Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro).

O encontro foi marcado pelo diálogo franco e transparente, com as duas instituições repassando informações aos representantes da Gestão Municipal
O encontro tratou de queixas recorrentes de moradores, especialmente do bairro da Glória, quanto aos valores cobrados nas faturas da concessionária. A Rio+Saneamento é a atual responsável pela prestação dos serviços em Macuco e outros 18 municípios do estado, além de parte da Zona Oeste do Rio, enquanto a AGENERSA, agência estadual, atua na regulação e fiscalização de contratos de concessão. A presença das duas entidades no município confirma o esforço da gestão macuquense em buscar transparência e soluções diante de um tema que impacta diretamente o dia a dia das famílias.

Em contrapartida, prefeita e secretário de Governo se manifestaram sobre as indagações feitas pela população quanto aos valores das tarifas aplicados no município
Segundo a prefeita, a intenção da reunião foi compreender, por meio das explicações técnicas, o que tem ocasionado as reclamações da população e de que maneira é possível avançar para garantir justiça tarifária e eficiência nos serviços prestados. “Nosso compromisso é defender o direito do macuquense e garantir que a população não seja penalizada com cobranças abusivas. Estamos atentos e vamos acompanhar de perto as respostas e providências que serão tomadas”, afirmou Michelle Bianchini, reforçando que o diálogo será permanente até que as necessidades da comunidade sejam atendidas.

A reunião foi encerrada com um café para os participantes, que demonstraram boa vontade em abrir novos canais para tratar do tema com mais abrangência
Texto: Ricardo Vieira
Fotos: Rodrigo Cuco


