Secretaria de Gabinete e Comunicação

Prefeitura Municipal de Macuco

Secretário de Gabinete e Comunicação: Wildimar Faria

 
 
 

 

Numa declaração exclusiva que será repassada aos órgãos da imprensa escrita, falada e televisada da região, o prefeito Félix Lengruber declara seu espírito público e respeito aos preceitos da democracia e se pronuncia a respeito da Eleições Municipais, ocorridas no último domingo, 2 de outubro. Referindo-se a Macuco como 'sua querida cidade', Lengruber destacou o comportamento exemplar da população macuquense, que segundo ele exerceu seu direito à cidadania de forma ordeira e pacífica, como deve ser em uma democracia, e foi às urnas com consciência e responsabilidade.

Outro fato colocado pelo atual mandatário foi sobre o resultado da eleição de prefeito, que segundo Félix refletiu um sentimento de mudança e 'devolveu à família Boaretto' a administração de Macuco. "Trata-se de uma família pela qual nutro grande respeito e me reporto à figura do saudoso amigo e padrinho, nosso artífice da emancipação, José Carlos Boaretto", disse o prefeito, que emendou parabenizando também a vereadora Michelle Bianchini, eleita vice-prefeita ao lado de Bruno Boaretto.

Sobre o Legislativo, o desejo de Félix Lengruber é que o trabalho desenvolvido na Casa de Leis auxilie fundamentalmente o novo prefeito. Para isso, ele saudou os novos vereadores, entre eles os amigos Diogo Latini, ex-secretário de Esporte e Lazer, e Cássio Daflon, e os que foram escolhidos pelas coligações do prefeito eleito Bruno Boaretto: Alberto Herdy, Julio Badini, Zé Estafani, Carlos Alberto Tico-Tico, João Batista e Rominho. "Que Deus os ilumine nesta caminhada e que seja mantida a harmonia entre os poderes, que foi uma das conquistas obtidas em meu governo", relata.

Félix Lengruber parabenizou os candidatos Wildi Faria (PMDB) e Juninho da Laisa (PSOL), pelas campanhas, que ele diz terem sido conduzidas com firmeza e determinação, destacando também a atuação segura de todos os candidatos a vereador.

Educação e Saúde

Sobre sua ótica, embora tenha enfrentando grave crise, ele conseguirá entregar ao próximo prefeito, Bruno Boaretto, uma educação com o melhor IDEB dos últimos anos, seis ônibus para transporte escolar e nenhum corte na merenda dos estudantes. Na saúde, o anexo do hospital praticamente pronto e duas obras em andamento, entre elas a do próprio Hospital de Macuco, conquista que teve o auxílio do deputado Andre Corréa, e da UBS da Volta do Umbigo, que se inicia em breve, pois já se encontra licitada e com os recursos garantidos. "Mesmo na crise, entregaremos o setor de saúde enxuto e com mortalidade infantil perto de zero; mais de 1.000 cirurgias realizadas; nenhum registro de óbito por falta de CTI; três ambulâncias; e implantação do nosso CAPS, uma luta minha desde a época em que era secretário", explica o atual prefeito.

Esporte e Lazer e Envelhecimento Saudável

Outros dois setores bastante destacados por Félix são as secretarias de Esporte e Lazer e de Trabalho, Envelhecimento Saudável e Juventude, que tiveram diversos projetos que hoje são referência no estado, como por exemplo, a Escolinha do Léo Moura e as Academias da Terceira Idade, entre outros tantos realizados em quatro anos.

Funcionalismo Público

No que se refere aos servidores, o atual prefeito relembra que deixará a conquista do 14º Salário, criado em sua gestão, mantido com todos os esforços e que auxilia extremamente os funcionários nesse momento de crise econômica.

Desenvolvimento Social

Uma secretaria também enxuta e com avanços, mesmo levando em conta o fato de estar há dois anos sem receber recursos dos governos Estadual e Federal, foi a de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, que teve como marca a realização de diversos cursos profissionalizantes e a formação de dezenas de jovens através das parcerias com instituições de ensino de alto gabarito, como SENAI e SENAC.

Meio Ambiente

Quanto ao meio ambiente, Félix relata ter recebido uma secretaria com arrecadação de cerca de R$ 500 mil por ano, referente ao ICMS Verde. "Entregaremos com R$ 2 milhões por ano, com o nosso Aterro Sanitário legalizado e ainda com a recuperação das nascentes do Ribeirão pelo INEA". confirma.

Cultura e Turismo

Marcas registradas de Macuco, cultura e turismo tiveram lugar de destaque, com a realização de todas as festividades e valorização das ações culturais, ainda que ambos os setores também tenham sido afetados pela escassez de recursos. "Transformamos o nosso São João num patrimônio cultural e no maior evento do gênero em termos regionais", orgulha-se Félix.

Agricultura e Pecuária

Na Secretaria de Agricultura, foi plenamente organizada a sede da entidade e uma das gratas surpresas foi a conquista da Patrulha Mecanizada, com máquinas e caminhões adquiridos na administração de Félix Lengruber, com o apoio do deputado Áureo. "Além disso, com inestimável colaboração da deputada Martha Rocha, transformamos Macuco, através de Lei Estadual, na 'Capital do Leite no Estado', uma chancela valiosa para nosso município. Também atendemos centenas de produtores rurais, independente de divergência política, como ocorria anteriormente", recorda.

IPTU

Segundo o prefeito, é importante lembrar que também foi em sua administração que o IPTU foi transformado num imposto mais justo, com o intuito de beneficiar principalmente a população menos favorecida, com a redução de quase 90% nos valores para alguns imóveis.

"Sabemos que o ano que vem também será de dificuldades financeiras e será necessário um imenso controle nos gastos públicos. Porém, confiamos na recuperação econômica do país com os cortes de gastos públicos propostos recentemente junto ao Congresso Nacional. Estarei até o final de meu mandato, com auxílio de nossos leais e respeitáveis funcionários, lutando pelo nosso município e pretendo tratar, mais para o final do ano, de uma transição de governo voltada ao diálogo e à cooperação", garante Lengruber, que para finalizar agradeceu aos vereadores atuais da Câmara Municipal, que aprovaram por unanimidade as contas do Exercício de 2015.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco