Secretaria de Gabinete e Comunicação

Prefeitura Municipal de Macuco

Secretário de Gabinete e Comunicação:

 
 
 

                       

O local onde a Delegacia Legal será construída passou hoje por uma terraplanagem, para nivelamento do local. Foi marcada abertura dos envelopes para licitação das empresas que farão a obra da Delegacia Legal em Macuco, no dia 1º de outubro, no Rio de Janeiro. A obra será custeada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Obras. Também foi marcada visita técnica no local da obra, situada na Rua Pereira Lopes, Bairro Maravilha, no dia 29 de setembro. A obra tem previsão de conclusão em 240 dias. A contrapartida da prefeitura na execução da obra foi a doação do terreno. A construção da Delegacia Legal foi uma solicitação do Prefeito Felix Lengruber  e dos vereadores Douglas Espíndola, Cássio Daflon e do Presidente do Legislativo, Frank Lengruber.

 

Delegacia Legal é o programa de informatização e modernização das delegacias policiais da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, iniciado em 1999, dando prioridade às obras civis e aquisição de equipamentos.

Compreende a padronização dos registros de ocorrência (RO) e procedimentos decorrentes, com o controle centralizado e utilização de um banco de dados central.

A reforma das delegacias para a implantação do programa exigiu novo visual arquitetônico, externo e interno, instalação de ar condicionado central e nova divisão dos espaços para as diversas aplicações.

 

O Programa Delegacia Legal é o responsável por uma das principais iniciativas na área de segurança pública, implantando, desde o ano de 1999, 107 delegacias legais.

Este programa procura mudar o paradigma da polícia a partir de investimentos em treinamento, tecnologia, nova sistematização das rotinas policiais, reforma física e construção de novos prédios das unidades policiais. Essas mudanças têm como objetivo aumentar a produtividade e a qualidade dos serviços prestados pela Polícia Civil, por meio do uso intenso de tecnologia, de treinamento permanente e da reestruturação dos métodos e processos de trabalho, proporcionando um atendimento adequado e eficiente para a população. (Fonte: www.delegacialegal.rj.gov.br e ptyikipedia.org)