Secretaria de Gabinete e Comunicação

Secretário de Gabinete e Comunicação:

Dois governantes, dois municípios do interior fluminense, muitos problemas em comum e algumas ideias para solucioná-los. Esse poderia perfeitamente ser o roteiro do encontro realizado na manhã desta terça-feira, 5, quando o prefeito de Macuco, Félix Lengruber, recebeu em seu gabinete o colega de Sumidouro, Juarez Corguinha.

Durante duas horas os dois conversaram sobre temas de uma administração municipal, como saúde, educação, saneamento básico, segurança e, como não poderia deixar de ser, as constantes quedas nas arrecadações, que têm tirado o sono dos administradores. No entanto, um ponto do bate-papo informal também vem ao encontro dos anseios de outros prefeitos e municípios: a união de forças.

Ao falarem das dificuldades para manter ações como internações hospitalares e cirurgias, conclusão de obras de saneamento básico e infraestrutura, aporte financeiro aos segmentos educacionais, além de buscar recursos para outras áreas, Lengruber e Corguinha chegaram à conclusão de que é preciso aumentar a união de forças, que já existe, como nos casos do Consórcio de Desenvolvimento Regional, presidido pelo próprio Félix Lengruber, e o Consórcio Intermunicipal da Região Serrana (Cis-Serra), que os prefeitos desejam reativar e fortalecer.

Do encontro entre Félix e Juarez surgiu então a ideia de também reativar a Associação de Municípios da Região, cuja atuação era bastante útil, oferecendo suporte generalizado aos municípios e suas respectivas administrações, mas que já há algum tempo não funciona mais. "Como é de grande relevância a AEMERJ (Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro), cujo presidente é o prefeito de Sapucaia, Anderson Zanon, e que muito contribui conosco, talvez fosse uma ferramenta a mais de apoio a reativação dessa associação mais próxima da gente", entende Félix Lengruber.

Juarez Corguinha fez coro, dizendo que a representatividade aumenta quando os municípios se unem. "Ficamos mais fortalecidos para buscar apoio nas áreas de meio ambiente, turismo, cultura, desenvolvimento social, esporte, educação e todas as outras que possam alavancar o desenvolvimento", disse.

"Buscamos soluções para problemas comuns à região, o que nos faz crer que, juntos, podemos obter resultados positivos e rápidos. Noto que os prefeitos carecem dessa união para que a representatividade seja mais robusta", declarou Félix Lengruber.

Por: ASCOM Macuco