
Encontro aberto à população reúne Gestão Municipal, Rio+Saneamento e AGENERSA para debater a transparência, o diálogo e a justiça tarifária
Um debate que reforça a busca por transparência, diálogo e justiça tarifária para a população. Assim aconteceu a importante Audiência Pública promovida pelo Poder Executivo de Macuco nesta quarta-feira, 26 de novembro, no Auditório Francisco Dornelles, anexo ao Rural Park. A iniciativa, articulada pelas secretarias de Governo e Gestão e Gabinete e Comunicação, teve como pauta central os serviços de abastecimento de água e tratamento do esgoto no município. O encontro foi motivado por uma série de reclamações apresentadas pelos moradores e teve como foco principal discutir os valores das tarifas praticadas pela Concessionária Rio+Saneamento, responsável pelos serviços após vencer o leilão de concessão.

Depois das apresentações formais pelo mestre de cerimônias, a reunião foi conduzida por técnicos da empresa concessionária
Além da expressiva participação de representantes da Gestão Municipal e de moradores de todos os bairros, o evento contou com dirigentes da própria Rio+Saneamento, representantes da AGENERSA (Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro), estes participando de forma virtual, em videoconferência e integrantes do Poder Legislativo de Macuco. A proposta foi estabelecer um ambiente de diálogo amplo, acolher as demandas da população e tratar dos pontos mais sensíveis relacionados ao funcionamento dos serviços, incluindo a cobrança tarifária e a eficiência operacional da concessionária. A audiência cumpriu o seu papel, que era reforçar o compromisso de Macuco com a transparência na prestação de serviços essenciais.

Mesa Diretiva da Audiência Pública durante os debates tendo ao fundo, no vídeo, os dirigentes da AGENERSA participando do encontro de forma virtual
Ciente de que é preciso oferecer respostas às comunidades, a prefeita Michele Bianchini lembrou que, ainda em setembro, já havia ocorrido uma reunião preliminar em seu gabinete com uma comitiva técnica para iniciar as conversações. Na ocasião, foram discutidas exatamente as inúmeras queixas recorrentes dos moradores, especialmente do bairro da Glória, sobre os valores cobrados nas faturas da concessionária. Segundo a prefeita, o objetivo inicial foi compreender os fatores que motivaram essas reclamações e identificar caminhos para garantir justiça tarifária e avanços na qualidade do serviço, o que culminou na realização da Audiência Pública desta semana.

Os integrantes da mesa acompanharam todas as explanações iniciais feitas por técnicos conhecedores do funcionamento dos serviços de água e esgoto
Após a reunião entre proponentes do encontro, dirigentes dos órgãos e população – que pôde fazer seus questionamentos e reclamações àquelas pessoas que de fato têm competência e ingerência sobre os serviços, para que pudessem apresentar seus argumentos e também soluções cabíveis aos problemas vivenciados – ficou acertado que haverá uma visita de campo conjunta entre integrantes do Poder Executivo, Rio+Saneamento e AGENERSA, ou seja, uma diligência de vistoria a locais específicos que estejam gerando as reivindicações dos munícipes, especialmente daqueles que sustentam ter na cobrança das contas valores exorbitantes, e para que a concessionária também possa dar explicações técnicas sobre os serviços e as taxas e ainda estudar as formas de oferecer melhores atendimentos, incluindo melhor divulgação na mídia.

Cada dirigente que compôs a Mesa Diretiva teve a oportunidade de se pronunciar, em particular os representantes da empresa concessionária
Compuseram a Mesa Diretiva a prefeita Michele Bianchini; o vice-prefeito João Batista Oliveira; os secretários de Governo e Gestão e Gabinete e Comunicação, João Vitor Pontes e Wildimar Faria, respectivamente; e representantes da Rio+Saneamento – entre eles o diretor Institucional, Carlos Gontijo; a gerente Geral, Josiane Vasconcelos; o coordenador de Operações, Arthur Ibrahim; a coordenadora Comercial, Maysa Carvalho; o supervisor de Operações, Eduardo Guerra; o supervisor Comercial, Rodolfo Campos; e a supervisora Administrativa, Ana Júlia Carvalho.

A Rio+Saneamento disponibilizou material informativo contendo espaço para a interação da população com a empresa que cuida dos serviços de água e esgoto
Já pela AGENERSA, participaram virtualmente o diretor de Saneamento, Jonathan Alves; o diretor Regulatório; Bruno Sasson; a representante da Câmara de Saneamento, Linara Fazolato; e a assessora de Relações Institucionais, Renata Pompas, reforçando a importância de um debate técnico, transparente e plural sobre o futuro dos serviços de água e esgoto em Macuco.

Demonstrando uma integração bastante intensa, moradores de todos os bairros compareceram para ouvir explicações e conhecer melhor os serviços

Democrática e abrangente, a Audiência Pública proposta pela Gestão Municipal abriu espaço para que os representantes da concessionária fizessem suas explanações
O evento popular realizado no Macuco Rural Park oportunizou o pronunciamento de pessoas residentes em todos os bairros do município
A participação feminina, com mulheres de todas as idades, também foi um dos destaques do encontro realizado no Rural Park

Dirigentes do Poder Executivo e da concessionária Rio+Saneamento posaram para as fotografias antes do início da Audiência Pública

Na entrada do Auditório Francisco Dornelles, os participantes eram convidados pela recepcionista a assinar o livro de presença
Texto: Ricardo Vieira
Fotos: Wesley Marques


