Departamento de Tecnologia da Informação

Chefe de Departamento: Eduardo Monteiro

Criação da própria equipe municipal não gerou custos aos cofres públicos

Ferramenta indispensável durante a pandemia. Essa é a definição da Secretaria de Educação para o Sistema de Ensino Remoto de Macuco. Idealizado e aprimorado pelo Departamento de Tecnologia da Informação, o programa não gerou custos aos cofres públicos, tem linguagem clara e objetiva e permite fácil compreensão para pais e alunos.

Página inicial ratifica toda simplicidade e objetividade impostas no sistema

O sistema prático permite a alunos e responsáveis localizarem matérias, vídeos e conta com acessibilidade para deficientes visuais. As interfaces são subdivididas em Avisos, Jogos e Desafios e etapas dos ensinos Fundamental, Infantil, Educação Especial e EJA e suas particularidades. Graças ao ‘layout responsivo’, o acesso pode ser feito de qualquer dispositivo conectado à internet, desde um pequeno celular à uma Smart TV.

No clique da professora Élida a confirmação da facilidade de acesso no site

Na interface de professores, eles mesmos cadastram as atividades utilizando códigos únicos para garantir a segurança. A professora Élida Torres supervisiona o espaço das atividades, enviadas pelos professores a um e-mail específico criado pelo Departamento de Informática. Assim que o conteúdo é cadastrado, um alerta sobre a nova tarefa é gerado automaticamente na página ‘Avisos’.

Mais uma página onde foram disponibilizadas listas de exercícios aos alunos

A implantação inicial ocorreu em agosto de 2020, porém, recentemente foi providenciada uma reciclagem com treinamento para a professora Élida sobre a nova versão, mais segura e preparada para o Ano Letivo de 2021. Como funciona praticamente sozinho, cabe ao Departamento de Tecnologia da Informação apenas fazer a manutenção de rotina com os backups, cuidar da segurança do programa e oferecer suporte. Para acessar, basta digitar https://prefeituramacuco.rj.gov.br/ensinoremoto/.

Fotos: Secretaria de Educação/Departamento de TI