Departamento de Tecnologia da Informação

Chefe de Departamento: Eduardo Monteiro

Sistema visa estreitar relação entre população e Gestão Municipal

Garantir aos macuquenses um canal direto e permanente com a Gestão Municipal, dando agilidade e transparência às ações em favor da população e minimizando nos bairros problemas cotidianos que dependam da intervenção da Prefeitura de Macuco. Pensando nisso, a Secretaria de Governo e o Departamento de Tecnologia da Informação disponibilizarão um sistema para melhorar os atendimentos.

A ideia é oferecer aos moradores acesso a essa nova aplicação virtual, onde eles poderão incluir seus nomes, endereços completos, número de WhatsApp com DDD (indispensável) e a descrição do problema de suas ruas e bairros, além de anexar fotos descritivas dos problemas para visualização e encaminhamento da melhor solução pelo órgão competente, que será devidamente notificado conforme a necessidade.

Finalizado o cadastro, o morador receberá um código único que deve ser guardado para consultas futuras de suas requisições. Todo acompanhamento poderá ser feito através do botão ‘Ver Minhas Requisições’, possibilitando pesquisas por nome cadastrado ou código único gerado ao concluir uma solicitação. Ao ser consultada, a requisição poderá apresentar seis status diferentes com os seguintes significados:

PENDENTE: Prefeitura ainda não visualizou a requisição / RECEBIDO PELA PREFEITURA: Prefeitura visualizou a requisição e está decidindo a secretaria responsável / ENCAMINHADA À SECRETARIA RESPONSÁVEL: Prefeitura já encaminhou para a secretaria encontrar a solução / SECRETARIA RESPONSÁVEL ATUANDO: Secretaria tomando as medidas para sanar o problema / RESOLVIDO: o problema foi solucionado / INDEFERIDO: o problema não cabe ao órgão municipal ou está em desacordo com a legislação. Então, uma mensagem com a justificativa será enviada ao número cadastrado no sistema.

Secretário de Governo, João Vitor Pontes crê que a medida dará maior transparência e fará a Gestão Municipal se aproximar mais ainda da população. “É uma ferramenta prática, que os próprios munícipes vão utilizar fiscalizando a cidade e encaminhando suas solicitações”, disse. Já Lucas Haber, responsável pelo desenvolvimento da aplicação, garante ser um prazer para o setor de Tecnologia da Informação diminuir as distâncias entre Poder Público e população. “O munícipe pode começar já a usar a aplicação através do link abaixo”, colocou.

Confira o acesso no link: