Departamento de Tecnologia da Informação

Chefe de Departamento: Eduardo Monteiro

Lançamento do ‘RJDIGITAL’ contou com dois representantes de Macuco

Com a presença do governador Cláudio Castro, o Governo Estadual lançou o Programa ‘RJDIGITAL’, para desburocratizar e digitalizar serviços em benefício da população. Para representar Macuco, a prefeita Michelle Bianchini designou dois personagens integrados e familiarizados às questões governamentais. Idesio Curty e Eduardo Monteiro foram a Miguel Pereira, na sexta-feira, dia 30 de junho, conhecer detalhes que permitirão a extensão do programa aos municípios fluminenses. Em nome da ‘Capital Estadual do Leite’, eles receberam do governador o Certificado de Adesão.

Coube aos técnicos responsáveis pelo programa explaná-lo para as autoridades durante encontro em Miguel Pereira

O programa visa aumentar a eficiência dos serviços públicos, gerar economia, proporcionar transparência e melhorar a qualidade dos atendimentos. Os pilares do programa incluem: criação do Portal Integrado de Serviços Digitais; regulamentação e publicação de normas relacionadas à transformação digital; e digitalização dos serviços públicos oferecidos pelo Governo do Estado. Vale dizer que o Portal Integrado de Serviços Digitais já disponibiliza mais de 2.300 serviços para os cidadãos fluminenses.

Representantes dos municípios fluminenses receberam seus certificados após conhecerem as diretrizes do Programa ‘RJDIGITAL’

Durante o encontro presenciado pelos representantes de Macuco, Idesio e Eduardo, ficou claro que, no âmbito do Governo Federal, a Rede Nacional de Governo Digital (Rede GOV.BR) trabalha para integrar o fluxo de informações entre as administrações Federal, Estaduais e Municipais, cuja colaboração visa compartilhar ferramentas e soluções tecnológicas, reduzindo a burocracia, otimizando os custos e ampliando a oferta de serviços públicos por meios digitais.

Designados pela prefeita Michelle Bianchini, Idesio Curty e o Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação, Eduardo Monteiro, representaram o município de Macuco

No caso dos municípios fluminenses, o ‘RJDIGITAL’ quer acelerar a transformação digital com adesão às iniciativas dos governos Federal e Estadual. A primeira fase envolve a compreensão da maturidade digital dos municípios, com capacitações e apoio para a elaboração de estratégias. Já a segunda fase foca a implementação de soluções para acelerar a transformação digital nos municípios. Nessa fase, as demandas serão tratadas através de parcerias estabelecidas com os municípios.

Durante o encontro foram exibidos detalhes do programa, incluindo as duas fases do cronograma para conhecimento das cidades fluminenses

“Com o Programa ‘RJDIGITAL’ e a integração das iniciativas estaduais e federais, espera-se uma significativa modernização dos serviços públicos em todo território fluminense, beneficiando a população com maior eficiência”, acredita Idesio Curty, tendo suas palavras ratificadas por Eduardo Monteiro. “A transformação digital é fundamental para simplificar processos e proporcionar uma administração pública mais ágil e próxima dos cidadãos”, emendou.