Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Defesa Civil

Secretário: Firmo Ferreira Daflon

REDEC-SERRANA II debate o tema ‘Redução de Riscos de Desastres’

Absolutamente convencidas de que ações preventivas obtêm maior eficácia para evitar transtornos eventuais em situações de emergência, profissionais de Defesa Civil de vários municípios fluminenses participaram, nesta terça-feira, 23, em Nova Friburgo, do Encontro Regional para Redução dos Riscos de Desastres.

Coordenado pela REDEC-SERRANA II, todas as abordagens estiveram voltadas à preparação dos municípios no enfrentamento, prevenção ou mitigação de possíveis desastres naturais. Para isso, Durante a reunião houve a entrega do caderno de recomendações para os gestores públicos, além da orientação de como cada município deve preparar, coordenar e constituir seu sistema de Defesa Civil. e mitigação de Desastres. Captação de recursos. Preparação de Projetos. Estrutura da Defesa Civil Estadual. Clima. Forma de atuação.

A Defesa Civil de São Gonçalo sediou o Encontro Regional para Redução de Riscos de Desastres, na última quinta.

“Queremos mostrar à população que estamos preparados e capacitados para agir nos eventos de desastre”, afirmou o subsecretário de Defesa Civil, Fernando Rodrigues.

“Nosso objetivo é compartilhar nossos conhecimentos e nossas ferramentas tecnológicas de gestão para ajudar os municípios a lidar com os desastres. O principal benefício desse encontro é o melhor tempo resposta de uma ação caso ocorra um desastre. A ideia é que as Defesas Civis estejam preparadas para saber o que fazer quando ocorrer um episódio de desastre, proporcionando a normalidade aos municípios o mais rápido possível. Agradecemos muito ao prefeito Capitão Nelson e ao subsecretário de Defesa Civil Fernando Rodrigues pela recepção. Sei que a Defesa Civil de São Gonçalo está bem estruturada e preparada para agir”, disse o subsecretário de Estado de Defesa Civil, coronel Márcio Romano.

O encontro, realizado no auditório da Secretaria de Saúde de São Gonçalo, reuniu o prefeito de Tanguá e representantes das Defesas Civis dos municípios de Cachoeiras de Macacu, Itaboraí, Maricá e Niterói.

“Foi um prazer participar do encontro ao lado de profissionais capacitados. Entendo que a Defesa Civil precisa ter o protagonismo não apenas nos momentos das situações de desastres. Queremos reforçar a nossa disposição de tratar a Defesa Civil com o compromisso mais sério possível, entendendo a importância do trabalho de prevenção”, contou Rodrigo Medeiros, prefeito de Tanguá.

Representando nosso Prefeito e Vice Prefeita no ENCONTRO REGIONAL PARA REDUÇÃO DOS RISCOS DE DESASTRES. Em Nova Friburgo. Na REDC Serrana ll.

Texto/Fotos/Legendas: Ricardo Vieira