Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Defesa Civil

Secretário: Firmo Ferreira Daflon

Instituição apresenta nova estrutura do 6º GBM aos municípios

A Secretaria de Defesa Civil de Macuco – comandada na atual gestão pelo profissional Firmo Daflon – continua mantendo ótima relação com a REDEC/SERRANA II, que tem como coordenadora a Tenente Coronel Silvia de Lima. Nesta quinta-feira, dia 22 de julho, o bom relacionamento rendeu um convite para que o município participasse de uma importante solenidade restrita realizada pela instituição.

Numa reunião que contou com a presença de personagens da Defesa Civil de toda região, a REDEC apresentou a nova estrutura regional do Corpo de Bombeiros Militares, que passa a ter no comando do 6º GBM/Nova Friburgo o tenente-coronel Claudomiro da Silva Oliveira, que assumiu o posto no lugar do também tenente-coronel Fábio Gonçalves.

, que esteve responsável pelo grupamento desde outubro de 2020 teremos mais um encontro, uma profícua reunião de trabalho.

Desta vez iremos apresentar a estrutura CBMERJ, o novo Comandante do 6º GBM (TenCel Claudomiro), os Chefes das Seções de Defesa Civil (SDC), aumentar a integração e articulação entre as Defesas Civis Municipais e o CBMERJ com apoio da REDEC, reforçando os laços interinstitucionais, e aproveitar para dar continuidade em nosso Calendário de Ações Preventivas da REDEC 8 Serrana II que tem como tema deste mês, a prevenção de incêndios urbanos em homenagem aos 165 anos de fundação do CBMERJ.

Natural de Rio das Ostras, formado em Engenharia Ambiental e Engenharia de Segurança  com diversos outros cursos militares, Claudomiro comandou outras unidades do Corpo de Bombeiros. Sua última passagem foi pelo comando do 9º GBM (Macaé).

Devido às restrições em virtude da pandemia de Covid-19, a troca de comando do 6º GBM não foi aberta ao público e à imprensa, sendo a solenidade limitada apenas a militares do próprio Corpo de Bombeiros.

Combates a incêndios ultrapassaram seis mil ocorrências, sendo metade referente a fogo em vegetação. Mais de três mil operações marítimas foram realizadas. Além do resgate de pessoas no mar, a corporação realizou quase 150 mil ações de prevenção a afogamentos e encaminhou mais de 500 crianças perdidas a seus responsáveis nas praias do Rio.

Uma pesquisa em 2019 com cerca de 11 mil pessoas revelou que mais de 95% dos fluminenses aprovam os serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros, desde o primeiro contato telefônico, via central 193, até o desempenho nos socorros. As operações de salvamento e busca (9,59) e o atendimento aos acidentes de trânsito (9,7) obtiveram as maiores médias.

O quartel do 6º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) de Nova Friburgo tem novo comandante. Esta semana, o tenente-coronel Claudomiro da Silva Oliveira assumiu o posto no lugar do colega de farda e também tenente-coronel Fábio Gonçalves.

Devido às restrições em virtude da pandemia de covid-19, a troca de comando do 6º GBM não foi aberta ao público e a imprensa sendo a solenidade limitada apenas a militares do próprio Corpo de Bombeiros.

Fotos: Secretaria de Meio Ambiente