Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Defesa Civil

Secretário: Firmo Ferreira Daflon

Documento é de autoria da Coordenadoria de Defesa Civil

A mudança de estação e o aumento das chuvas faz os municípios se prepararem para quaisquer eventualidades advindas de desastres naturais. Nesse caso, um Plano de Contingência é essencial, pois garante uma programação prévia e alternativa visando antever eventos inesperados para agir em caso de possível estado de calamidade pública, identificando ações que sejam contundentes e se adequem à minimização de impactos.

A introdução do documento já demonstra seus objetivos com clareza, ratificando a importância do Plano de Contingência para Macuco

Idealizado pela Coordenadoria de Defesa Civil de Macuco, que integra a Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Defesa Civil, o Plano de Contingência de Desastres foi apresentado ao prefeito Bruno Boaretto pelo secretário Firmo Daflon e equipe nesta quarta-feira, dia 13. O plano prevê ampla mobilização em casos de deslizamentos, inundações, vendavais e processos geológicos ou hidrológicos, apontando os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos nas respostas emergenciais.

Prefeito de Macuco exibe o Plano de Contingência aprovado pelos órgãos que compõem o Sistema Municipal de Defesa Civil

Na conversa com o prefeito, a equipe de Defesa Civil explicou que o planejamento é capaz de apontar de forma precisa as ações e responsabilidades para o enfrentamento de situações adversas, orientando e organizando intervenções de controle e combate às consequências e impactos de determinado evento. “É um programa de resposta elaborado na normalidade para que saibamos as decisões acertadas em caso de eventos extremos”, acrescentou Firmo Daflon.