Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Defesa Civil

Secretário: Firmo Ferreira Daflon

Empresa Statkraft fará teste do sistema de alerta sonoro da barragem

Em conformidade com a Lei 12.334/2010, que rege a Segurança de Barragens, e de acordo com os rigorosos padrões de segurança instituídos pela empresa, a Statkraft está na fase final da implementação do Sistema de Alerta – incluindo sirenes, aplicativo e placas de sinalização – na PCH Santa Rosa II, localizada entre os municípios de Bom Jardim, Cordeiro, Trajano de Moraes e Macuco.

Imagem ilustrativa sobre os Pontos de Referência

Entre 08 e 12 de novembro serão realizados testes operacionais do Sistema de Alerta Sonoro da Usina. A implantação do sistema tem como objetivo, em situação de emergência com a estrutura da barragem, comunicar a população situada na chamada Zona de Autossalvamento (ZAS), região abaixo da barragem, de forma rápida, para que se direcionem aos pontos de encontro definidos em conjunto com a Defesa Civil Municipal, localizados fora da possível área de risco.

QR Code para baixar o aplicativo

Uma das etapas dessa implementação é a realização de testes operacionais das sirenes, que checarão se os equipamentos estão funcionando corretamente. Os alertas consistirão em testes sonoros longos, em volume alto. O sistema somente será utilizado em situações de possível risco de rompimento de barragem e não para situações de chuvas fortes. Nestes casos, o Plano de Contingência da Defesa Civil será acionado.

Texto na íntegra com a logomarca da empresa responsável

A empresa ressalta que a PCH Santa Rosa II encontra-se em condições normais de segurança, acompanhada por equipe especializada e monitorada 24 horas através de câmeras de vídeo e pelo Centro de Operações. A usina não apresenta quaisquer riscos à população ou danos ao meio ambiente. Para outras informações, a empresa dispõe do telefone 0800 877 7100 e do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Contatos de imprensa da empresa

Sobre a Statkraft, esta tem suas ações pautadas na ética e transparência, atuando no mercado de energia. No Brasil, controla 18 ativos de geração renovável, com cerca de 450 MW de potência instalada, e tem como base contribuir para um mundo mais verde, ao prover energia pura, pautada pelos valores de segurança e respeito à vida, às pessoas e ao meio ambiente, sempre mantendo contato com órgãos competentes para auxiliá-los sempre que necessário.

https://www.statkraft.com.br/o-que-nos-fazemos/geracao-de- energia/hidreletrica/seguranca-de-barragens/

Race Comunicação

Rodrigo Freitas | Daniele Candido | Michele Colombo Telefone: (11) 94039-5658