Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Defesa Civil

Secretário: Firmo Ferreira Daflon

Município registra maior volume de chuvas do território fluminense

Uma verdadeira força tarefa foi montada pela Prefeitura de Macuco para restabelecer a situação normal após as fortes chuvas que castigaram o município neste sábado, dia 12 de fevereiro, quando o intenso volume das águas acabou gerando uma série de transtornos, incluindo transbordamentos registrados em diversos bairros.

Segundo dados oficiais do CEMADEN-RJ (Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais do Rio de Janeiro), Macuco foi o município fluminense onde mais choveu nas últimas 24 horas, num total de 88 milímetros, sendo que em apenas uma hora foram registrados 70 milímetros de chuva, redundando em alagamentos de inúmeras ruas, algumas ficando intransitáveis temporariamente pela força das águas, que literalmente tomaram conta do espaço como se fossem rios.

Acompanhando pessoalmente toda a situação, mobilizando as equipes e orientando-as quanto aos procedimentos, o prefeito Bruno Boaretto relatou que não está faltando solidariedade e engajamento do funcionalismo e da população, que se uniram para minimizar os impactos causados às famílias.

A Secretaria de Obras está cuidando da limpeza de ruas, quadras, casas e patrimônio público. Ao mesmo tempo, integrantes da Secretaria de Educação fizeram um mutirão para garantir a limpeza do CIEP no bairro da Reta e garantir que as aulas ocorram normalmente na segunda-feira. Enquanto isso, profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social visitam residências atingidas doando material de limpeza e colchões paras os moradores. Já a Coordenadoria de Defesa Civil continua de plantão atendendo possíveis.

Fotos: Mateus Guimarães