Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Defesa Civil

Secretário: Firmo Ferreira Daflon

Horto Municipal oferece lazer e doação de mudas à população

Visitar uma verdadeira ‘fábrica de verde’ localizada praticamente no coração da cidade deve ser uma experiência experimentada por todos os macuquenses, turistas e também por aqueles que estão apenas de passagem por Macuco. Afinal, é realmente um privilégio conhecer um belo espaço onde o lazer, o meio ambiente e a prática esportiva convivem em harmonia comprovando que o futuro do planeta pode ser diferente.

Na sequência das imagens aparecem Palmeira Real, Coqueiro de Jardim e Areca Bambu, Aroeira (Pimenta Rosa), Canito ou Abiu Roxo, Hibisco

Inaugurado em abril de 2017, na primeira gestão do prefeito Bruno Boaretto, o Horto Municipal Junot Abi-Râmia é mais que um ponto de encontro para quem busca momentos de entretenimento ou trajeto daqueles que querem manter a forma física praticando caminhadas. Localizado no Parque de Exposições, o ‘espaço verde’ abriga uma variedade significativa de mudas nativas das mais variadas espécies da nossa flora.

Da esquerda para a direita estão as espécies Algodão da Praia, Graviola, Canito Verde, Palmeira Veitchia, Abiu Amarelo, Mexerica

A gestão do Horto Municipal é da Secretaria de Meio Ambiente, que registra semanalmente a presença de visitantes de diferentes faixas etárias, a maioria buscando mudas para o plantio em vasos, pomares, criação de bonsai e jardins verticais. O local também está aberto aos programas de educação ambiental e de lá ainda saem espécies voltadas à arborização urbana, reflorestamentos e realização de projetos ambientais.

Outras mudas produzidas pelo horto são Araçá Roxo, Nespera, Abacate, Lima e Mamão, Manga, Amora, Jatobá

“Estamos aguardando a visita de macuquenses e turistas, sempre de segunda a sexta, de 7h às 11h e de 13h às 16h”, explica o secretário de Meio Ambiente Firmo Daflon. Nas imagens a seguir é possível visualizar algumas das espécies cultivadas no horto.

Dentre as variedades também estão Café, Pimenta Malagueta, Carrapeta, Pimenta Dedo de Moça, Ipê Amarelo e Ipê Roxo

Fotos: Firmo Daflon