Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Defesa Civil

Prefeitura Municipal de Macuco

Secretário: Firmo Ferreira Daflon

 
 
 

Equipe de Macuco participa de Seminário Construindo Cidades Resilientes

A Gestão Municipal de Macuco está sempre viabilizando formas de aumentar os conhecimentos de seus profissionais, como aconteceu recentemente com alguns integrantes da Coordenadoria de Defesa Civil, que participaram na capital fluminense de um encontro reunindo representantes de diversos municípios com o objetivo de tratar do ‘Programa MCR 2030 – Iniciativa Construindo Cidades Resilientes’.

Auditório onde foi realizado o seminário recebeu profissionais de Defesa Civil de dezenas de municípios fluminenses

Promovido pela Secretaria de Estado de Defesa Civil e pelo Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres, o evento aconteceu no Centro Integrado de Comando e Controle, na segunda-feira, 2 de maio, com a capacitação dos gestores de Defesa Civil contando com a presença do subsecretário de Estado de Defesa Civil, Coronel Marcio Romano; do superintendente operacional da SEDEC-RJ, Coronel Alexandre Silveira; e do diretor-geral de Defesa Civil, Coronel Albino.

O palestrante no momento em que abordava um dos importantes temas do encontro com os participantes

Oferecida de maneira gratuita às equipes de Defesa Civil dos municípios, o encontro abordou a ferramenta Score Card, disponibilizada pelo Escritório da ONU às cidades participantes do programa MCR 2030 – Iniciativa Construindo Cidades Resilientes. Nesse momento, 64 municípios do Estado do Rio de Janeiro realizaram a adesão, comprometendo-se com medidas que reduzam os riscos de desastres.

Selfie do representante de Macuco flagrou imagens dos participantes do município e de cidades vizinhas

Segundo o Coronel Márcio Romano, a ferramenta estimula o entendimento dos riscos e recursos das cidades para promover com eficiência as ações. Os palestrantes foram o assessor de Resiliência Urbana do Escritório da ONU, Clément da Cruz; a coordenadora Regional Adriana Campelo; a pesquisadora do CEMADEN Nacional, Silvia Saito; o diretor do CEMADEN/RJ, Tenente-Coronel Anthony; e o promotor estadual do MCR2030, Tenente-Coronel Watanabe.

Texto: Defesa Civil Estadual

Adaptação/Legendas: Ricardo Vieira

Fotos: Divulgação