Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Defesa Civil

Prefeitura Municipal de Macuco

Secretário: Firmo Ferreira Daflon

 
 
 

Ação contou com apoio da REDEC/SERRANA e Secretaria de Educação      

Uma amostra clara de que o aprendizado ofertado aos estudantes da Rede Municipal de Ensino de Macuco não se restringe à grade curricular oficial ocorreu nesta segunda-feira, dia 7 de novembro, quando uma parceria entre a Coordenadoria de Defesa Civil e a Secretaria de Educação propiciou excelentes lições extracurriculares para alunos matriculados na Escola Municipal Professora Sylvia Bath Rosas.

Escola Sylvia Bath Rosas executou com perfeição o Exercício Simulado, mostrando que os treinamentos foram bem assimilados

Acompanhado pelas autoridades municipais, o ‘Exercício Simulado de Desocupação de Escolas’ mostrou que os treinamentos foram assimilados corretamente pela garotada e receberam apoio integral da comunidade escolar, especialmente porque o tempo médio registrado para a evacuação total do educandário superou as expectativas, conforme explica o coordenador de Defesa Civil. “Treinamos situações que realmente podem ocorrer e os resultados foram ótimos”, diz Paulo Sergio Machado.

Na foto feita de um drone é possível observar os estudantes seguindo rigorosamente as instruções do profissional da Defesa Civil

Numa demanda recolhida pela REDEC/SERRANA e repassada aos municípios, a ação é implementada nas escolas visando criar uma rotina de prevenção e evacuação em quaisquer casos emergenciais, incluindo incêndios, pequenos incidentes e até mesmo acidentes mais graves, cuja importância é evitar que haja pânico caso sejam necessárias medidas de socorro e proteção de estudantes, professores, direção e pessoal de apoio e a necessidade de identificação rápida de uma saída de emergência.

Representantes da REDEC/SERRANA, a Tenente Coronel Silvia Lima e o Subtenente Alberto Moreira conversam com a prefeita Michelle Bianchini

O sincronismo entre Defesa Civil e Educação foi elogiado pela prefeita Michelle Bianchini, que parabenizou alunos, a diretora Cátia Chevrand e professores e agradeceu aos representantes da REDEC/SERRANA, Tenente Coronel Silvia Lima e Subtenente Alberto Moreira. Também participaram os secretários Firmo Daflon (Meio Ambiente), Magno Júnior (Segurança Pública), Claudia Vogas (Educação), Margareth Anselmo (Trabalho, Envelhecimento Saudável e Juventude) e Cláudia Bonan (Desenvolvimento Social); a diretora de Cultura Naná Boquimpani; os vereadores Alberto Herdy, Andinho da Reta, Bruno Miranda e Felipe Carvalho; o coordenador de Defesa Civil Paulo Sérgio e agentes Arthur Garcia, Gelson Lanes e João Pedro.

O Subtenente Moreira repassa as instruções à garotada observado de perto pelas demais autoridades presentes

“Exibimos aqui o ótimo entrosamento entre os integrantes da Administração Municipal. Parabenizo a escola pelo empenho e dedicação, que redundaram numa ação rápida e bem sucedida”, relatou a prefeita de Macuco após o evento.

Autoridades, participantes e populares posaram para a foto do Exercício Simulado na Escola Bath Rosas

Antes do Exercício Simulado, as autoridades presentes também foram fotografadas pela imprensa

Prefeita com representantes da REDEC, vereadores e secretários que compareceram à ação nesta segunda-feira

Prefeita Michelle Bianchini conversa com o secretário de Segurança Pública Magno Júnior durante o evento

Mais uma vez a prefeita Michelle Bianchini demonstrou que é muito querida pela garotada das escolas

Texto: Ricardo Vieira

Fotos: Rodrigo Cuco