Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Defesa Civil

Prefeitura Municipal de Macuco

Secretário: Firmo Ferreira Daflon

 
 
 
 

Profissionais capturaram uma ‘cobra cipó’ no bairro Santos Reis

Recentemente a Secretaria de Meio Ambiente de Macuco atendeu ao chamado de uma moradora que havia constatado a presença de um Sagui-de-cara-branca, popularmente conhecido como ‘mico’, no quintal de sua residência. A equipe esteve no local, examinou o animal e fez a soltura em seu habitat, numa área de Mata Atlântica.

Animal sendo capturado pelo coordenador Paulo Sergio no quintal de um morador dos Santos Reis

Agora foi a vez da Coordenadoria de Defesa Civil ser acionada pelos munícipes. Na terça-feira, dia 17, profissionais do setor estiveram numa residência do bairro Santos Reis, onde encontraram uma ‘cobra cipó verde’, cientificamente denominada de Philodryas aestiva. Embora praticamente inofensiva, por não possuir peçonha, a espécie também requer cautela. A equipe apanhou o animal e o devolveu à natureza.

A moradora foi consciente e respeitosa contatando previamente os profissionais, que capturaram a cobra e resolveram o problema. A Defesa Civil alerta os macuquense para que ajam igualmente. “Caso encontrem animais silvestres, não tentem lidar com eles ou matá-los, porque pode ser perigoso e gerar acidentes graves. O correto é acionar nossa equipe, que conta com um kit de coleta para realizar a captura com segurança”, explicou o coordenador Paulo Sergio Machado ao lado do agente Arthur Garcia.

Texto: Ricardo Vieira

Fotos: Assessoria de Imprensa