Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Defesa Civil

Prefeitura Municipal de Macuco

Secretário: Firmo Ferreira Daflon

 
 
 

Operação garante melhorias da iluminação e aumenta a segurança

Outro setor bastante acionado pela população macuquense é a Coordenadoria de Defesa Civil, cujas atribuições cotidianas estão inseridas no contexto de atuação da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo. E estão redondamente enganados aqueles que imaginam que os trabalhos dos integrantes da equipe se atenham ao monitoramento meteorológico e acompanhamento técnico das áreas de risco em tempos de chuva.

O volume grande de galhos e folhas das árvores no chão comprova que a ação deu trabalho à Coordenadoria de Defesa Civil        

Com ações bem mais complexas, abrangentes e que exigem sempre muito esforço físico e mental da equipe, uma amostra do envolvimento da Defesa Civil no dia a dia da comunidade aconteceu na sexta-feira, 17 de fevereiro. Enquanto a maioria das pessoas se preparava para brincar o carnaval, longe da folia lá estavam os profissionais da instituição atendendo a um chamado dos munícipes residentes no bairro da Glória.

À esquerda da ponte de acesso ao bairro da Glória, integrantes da Defesa Civil de Macuco atuando na poda das espécies

Comandados pelo coordenador Paulo Sérgio Machado, o grupo providenciou, próximo à ponte de acesso ao bairro, a poda de árvores cujos galhos precisavam ser desbastados, porque vinham se misturando aos fios elétricos e, consequentemente, aumentando o risco de acidentes. Com a limpeza e o resultante levantamento das copas das espécies plantadas no local, houve uma melhoria considerável da iluminação e da visibilidade, aumentando a segurança de quem passa na entrada do bairro da Glória.

Além de melhorar a visibilidade por conta da retirada dos galhos, os serviços também evitaram acidentes indesejáveis com a rede elétrica

Dois componentes da equipe de Defesa Civil se empenhando para dar conta da demanda na entrada do bairro da Glória

O trabalho da Defesa Civil também atraiu a curiosidade de alguns moradores, que acompanharam a poda das árvores

Texto: Ricardo Vieira

Fotos: Rodrigo Cuco