Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Defesa Civil

Secretário: Firmo Ferreira Daflon

Ação conjunta reuniu Meio Ambiente, Defesa Civil e Obras

Os novos tempos têm trazido consigo cada vez mais os debates relacionados às questões ambientais, dentre os quais de destaca a necessidade de aumentar a arborização das áreas urbanas, algo que no município de Macuco é tratado com atenção e prioridade pela Secretaria de Meio Ambiente, comandada pelo ambientalista Firmo Daflon.

Equipe instalando um dos condutores numa árvore localizada na Praça Professor João Brasil, nas proximidades da Cooperativa de Macuco

O plantio de árvores de espécies nativas em diversos pontos da cidade é uma realidade que tem merecido elogios e agradado bastante a população. No entanto, o trabalho vai muito além de somente plantar as mudas e aguardar seu crescimento. É preciso garantir que sejam respeitadas as particularidades de cada espécie e também atuar para que elas se desenvolvam sadias e adequadas às condições da vida urbana.

Outra árvore ganhando o condutor, dessa feita nas imediações da Câmara Municipal de Macuco

Pensando nisso, Meio Ambiente e Defesa Civil, com apoio da Secretaria de Obras, estão desenvolvendo uma técnica simples, mas que promete aumentar a qualidade de crescimento da vegetação nas ruas do município. Os profissionais estão providenciando a instalação de condutores nas árvores plantadas, cujo objetivo é exatamente fazer com que elas cresçam de maneira absolutamente adequada. “Essa medida evita possíveis transtornos no futuro”, explica Firmo Daflon.

Funcionário da Prefeitura de Macuco se prepara para instalar mais um dos condutores no centro da cidade

Depois de instalados, os condutores ficam junto das árvores para garantir o crescimento ordenado

Imagem de uma árvore da espécie popularmente conhecida 'pata de vaca' plantada hoje já obedecendo a técnica de condutores

Oiti também plantado recentemente pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente num dos pontos da cidade de Macuco