Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Defesa Civil

Secretário: Firmo Ferreira Daflon

Foco foi a preparação para situações de emergência nas barragens

Apontada como uma das empresas líderes do cenário internacional das hidrelétricas e reconhecida como a maior geradora de energia renovável da Europa, a Statkraft atua em diversas frentes no Brasil. Mostrando-se integrada às regras que regem o sistema, a instituição trabalha constantemente para fortalecer as parcerias com os municípios onde tem atuação, como aconteceu recentemente em Bom Jardim.

Representantes da Defesa Civil Estadual também marcaram território explanando questões pertinentes ao tema debatido

Com apoio das gestões circunvizinhas, a entidade promoveu, nos dias 2 e 3 de outubro, o I Workshop STATKRAFT e Defesas Civis Municipais e Estadual, num evento visando fortalecer a capacidade de resposta em possíveis situações de emergência envolvendo as barragens administradas pela empresa. A iniciativa busca integrar as entidades e compartilhar conhecimentos entre os órgãos de proteção e defesa civil com a missão de aprimorar a segurança das comunidades nas áreas de impacto dessas barragens.

Com vasto conhecimento sobre a temática levantada, os técnicos realizaram palestras objetivas com os participantes

O evento responde ao cumprimento de legislações federais, incluindo as leis 12.334, de 2010, e 12.608, de 2012, além da Resolução Normativa ANEEL 1.064, de maio de 2023, que estabelecem diretrizes e normas para a segurança de barragens no país. O principal foco são os Sistemas de Proteção e Defesa Civil dos municípios da região da PCH Santa Rosa II, que incluem Bom Jardim, Cordeiro, Macuco e Trajano de Moraes. A participação ativa das cidades visa fortalecer laços, promover trocas mútuas de conhecimento técnico e aprimorar a preparação de resposta em situações de emergência.

Os integrantes da Defesa Civil de Macuco acompanharam cada detalhe do encontro, mostrando que o município está em sintonia com o sistema

No segundo dia do evento, uma visitação à PCH Santa Rosa II foi programada, incluindo um teste das sirenes de alerta para melhor compreensão dos participantes, entre os quais estiveram a REDEC 8 e as Defesas Civis de Bom Jardim, Cantagalo, Macuco, Trajano de Moraes e CEAMA (Coordenação Especial de Ações de Meio Ambiente).

Todas as abordagens mostraram como é possível minimizar os impactos e garantir a segurança nas barragens e seu entorno

“Esse aprendizado é indispensável, porque todos nós nos engajamos na busca por medidas de segurança e respostas eficazes em caso de necessidade. Este workshop representa um importante passo na promoção da segurança das barragens e na proteção das comunidades em áreas de influência”, definiu Paulo Sérgio Machado, coordenador de Defesa Civil de Macuco.

Equipe de Macuco acompanhando as reuniões realizadas pela empresa Statkraft no município de Bom Jardim

O propósito do workshop é responder às exigências da legislação vigente e garantir a segurança nas barragens

Informações precisas e atualizadas foram repassadas aos participantes dos encontros, a maioria profissionais da Defesa Civil Municipal das cidades