Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Defesa Civil

Secretário: Firmo Ferreira Daflon

Município se prepara para possíveis ocorrências após chuvas intensas

Mais um dia para ser lembrado graças à visão preventiva. Nesta quarta-feira, 01 de novembro, a prefeita Michelle Bianchini promoveu reunião crucial em seu gabinete, na sede do Governo de Macuco. O encontro, supervisionado pela Coordenadoria de Defesa Civil e REDEC/SERRANA, reuniu representantes do Corpo de Bombeiros, secretários municipais e o procurador do município. Em pauta, a apresentação do Plano de Contingência para enfrentar as chuvas intensas que se aproximam com o verão.

Autoridades civis e militares se juntaram à prefeita Michelle Bianchini para acompanhar a apresentação em seu gabinete, na Prefeitura de Macuco

Durante a reunião, foram discutidos os inúmeros e possíveis cenários de risco para o município, todos eles baseados em históricos de levantamentos realizados pelos agentes da Coordenadoria de Defesa Civil de Macuco. Além disso, foram delineadas as responsabilidades de cada pasta da Gestão Municipal em caso de eventos adversos relacionados às chuvas intensas. O encontro resultou na identificação de melhorias e ações para minimizar os impactos dessas chuvas, especialmente durante o verão.

Sob olhares atentos dos participantes do encontro, integrante da Defesa Civil de Macuco faz uma das apresentações relacionadas ao plano

Os profissionais de Defesa Civil da REDEC/SERRANA que se deslocaram da sede da instituição até Macuco elogiaram a iniciativa da prefeita Michelle, destacando que tal comportamento deveria servir de modelo aos municípios vizinhos. A reunião também abordou a validação e a divulgação do plano, bem como as áreas de risco e discussões sobre demandas, projetos, dificuldades e soluções no âmbito municipal.

Ao lado da prefeita de Macuco, o profissional militar da REDEC/SERRANA faz relatos em nome da instituição

“A partir desse encontro, o município está preparado para saber como se portar diante dessas situações críticas que por ventura possam surgir. Também foi importante pelo fato de serem disponibilizados formulários e orientações bastante simples e objetivos para avaliação de danos, subsidiando futuras ações de resposta a quaisquer situações de emergência, que a gente ora a Deus para que não ocorram”, comentou a prefeita Michelle Bianchini após a reunião.

Segundo os representantes da REDEC/SERRANA, a apresentação do Plano de Contingência e suas diretrizes deveriam servir de exemplo

Texto: Ricardo Vieira

Fotos: Divulgação