Passeio educativo foi no Parque Estadual do Desengano, em Madalena
Numa parceria entre as secretarias de Educação e Meio Ambiente de Macuco, alunos do 3° Ano do Ensino Fundamental do CIEP Municipalizado Honório Peçanha tiveram a oportunidade de vivenciar momentos de intenso aprendizado sobre a fauna e a flora regional. Convidados pelo município vizinho de Santa Maria Madalena, os estudantes, acompanhados da professora Rosane Caldas e bióloga Leila Brito, participaram da 1ª Mostra Biodiversidade do Parque Estadual do Desengano, dia 23.
Estudantes ficaram compenetrados ouvindo atentamente cada explicação dos profissionais envolvidos no evento
Segundo os secretários Firmo Daflon (Meio Ambiente) e Claudia Vogas (Educação), a experiência foi enriquecedora para os alunos, que puderam explorar práticas educativas multidisciplinares em um ambiente natural, estabelecendo uma conexão entre a comunidade acadêmica e a comunidade escolar. O evento, sediado no Parque do Desengano, proporcionou atividades como explanações sobre taxidermia, biodiversidade em artes, exposições diversificadas e dinâmicas com profissionais e pesquisadores especializados de áreas específicas relacionadas às questões ambientais.
No estande do INEA, meninas e meninos receberam mais algumas lições que mostram a importância da preservação ambiental
Durante a mostra, as crianças tiveram a oportunidade de aprender mais sobre fauna e flora regional, com foco em temas como morcegos, serpentes e sementes nativas, contando com o auxílio de pesquisadores do Laboratório de Ecologia de Mamíferos do Instituto Nacional da Mata Atlântica. A Curiosidade e entusiasmo dos estudantes macuquenses foram evidentes, demonstrando o potencial da Educação Ambiental nas escolas do município.
I Mostra de Biodiversidade realmente foi um divisor de águas quanto ao pensamento da garotada sobre os temas ecológicos
Em cada espaço uma lição diferente e a certeza de estarem antenados com as propostas da Educação Ambiental
Uma das grandes novidades foi a interação constante dos alunos do CIEP de Macuco com a comunidade científica
Conhecimentos relacionados à taxidermia também deixaram a garotada por dentro das mais diversas espécies de animais
Os segredos do mamífero voador, o morcego, também entraram na rota do conhecimentos dos jovens estudantes
Texto: Ricardo Vieira
Fotos: Divulgação