Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Defesa Civil

Secretário: Firmo Ferreira Daflon

Evento debate ações para proteção de cursos d’água e educação ambiental

Mantendo uma agenda proativa, bem planejada e focada também na constante proteção dos cursos d’água do interior fluminense, o secretário de Meio Ambiente de Macuco, Firmo Daflon, e o seu diretor de Fiscalização Urbana, André Jardim, participaram nesta quarta-feira, 16 de outubro, do ‘IV Encontro Técnico do Comitê Rio 2 Rios (CBH-R2R)’ realizado na sede da FIRJAN, em Nova Friburgo.

,

Secretário de Meio Ambiente, Firmo Daflon (à direita) participou do IV Encontro Técnico do Comitê Rio 2 Rios ao lado de André Jardim

Ambos membros do Comitê de Bacia Hidrográfica Rio 2 Rios – Daflon como titular e Jardim como suplente – eles se mostraram inteiramente à vontade nas reuniões e foram bastante ativos durante o desenrolar do evento ecológico, acompanhando e debatendo diversos temas importantes. O encontro teve início com a Abertura Oficial, conduzida por Alessandra Assunção, diretora/presidente interina do CBH-R2R.

O ‘Projeto Regenera Mata Atlântica’ contou com palestrantes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e do IBELGA

Dentre as apresentações, destacaram-se o ‘Projeto Regenera Mata Atlântica’, com palestrantes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Instituto IBELGA. Também aconteceu a apresentação do ‘Projeto Monitoramento Participativo Agente das Águas e seus Resultados’. No período da tarde, foi exposto o ‘Plano e Programa de Educação Ambiental da Bacia do Rio Paraíba do Sul’, apresentado por Eduardo Rodrigues, coordenador do GT-EA-CEIVAP.

Os debates tiveram como característica a integração entre os palestrantes e o público participante, na maioria representantes dos municípios regionais

O evento foi encerrado com a apresentação do ‘Programa de Educação Ambiental do Instituto Estadual do Ambiente’ (INEA), conduzida por Bruno Waldman, coordenador de Educação Ambiental do instituto subordinado ao Governo Estadual, e Raquel Emerick, gerente da GERAGUA/INEA. Firmo Daflon e André Jardim aproveitaram para representar Macuco em uma sessão de perguntas e respostas, enriquecendo o debate e adquirindo novos conhecimentos sobre as temáticas discutidas.

“Esses encontros são norteadores de ações fundamentais e nos ajudam a manter nossas diretrizes”, comentou Firmo Daflon.